Três novos diáconos permanentes serão ordenados na Diocese de Cachoeiro em agosto

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a Ordenação Diaconal de três novos diáconos permanentes, que será realizada no dia 23 de agosto de 2025, às 16h, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante.
Picture of Fabiano Facini

Fabiano Facini

Compartilhar

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a Ordenação Diaconal de três novos diáconos permanentes, que será realizada no dia 23 de agosto de 2025, às 16h, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante. A cerimônia será presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, Bispo Diocesano, e marcará um momento importante na caminhada vocacional dos candidatos Adriano Ferreira, Marcos José Azevedo Merçon e Sebastião Nogueira da Silva.

Os três candidatos são frutos da formação teológica e pastoral promovida pela Escola Diaconal Santo Estêvão, órgão vinculado à Diocese de Cachoeiro. A ordenação diaconal representa o passo final na formação de homens casados que, sentindo o chamado ao serviço, se dispõem a colaborar com a missão da Igreja como ministros ordenados. O diácono permanente atua especialmente nas áreas litúrgica, pastoral e caritativa, sendo presença viva do Cristo servo junto ao povo.

Segundo o diácono José Carlos Silva, presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos, “essa celebração é o encerramento de um longo processo de discernimento e formação. Cada um desses homens, em resposta generosa ao chamado de Deus, passa a exercer um ministério de serviço que fortalece a vida comunitária e a ação evangelizadora da Igreja”.

Adriano Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro, é formado em Teologia e possui experiência em diversas pastorais. Escolheu como lema diaconal a passagem de Mateus 20,26: “Aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve”.

Marcos Merçon, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, tem uma trajetória marcada por intenso serviço comunitário, inclusive como voluntário na Fazenda da Esperança. Seu lema, do Salmo 40, expressa sua entrega: “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus”.

Já Sebastião Nogueira, de Venda Nova, é empresário e tem longa dedicação à Paróquia São Pedro Apóstolo, onde colabora ativamente em diversas frentes pastorais.

A ordenação será um momento de profunda comunhão e celebração para toda a Diocese. Os candidatos convidaram todas as comunidades, amigos e familiares a participarem desta ocasião especial, que representa o testemunho da fé e da vocação leiga consagrada ao serviço.

A Igreja reafirma, por meio desta ordenação, a importância do Diaconato Permanente como expressão do amor de Cristo no mundo. A missão desses novos diáconos será caminhar junto ao povo, promovendo a caridade, anunciando a Palavra e servindo com humildade.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Publicidade

Veja também

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou…
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria…
Neste sábado, 2 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim será palco…
O Espírito Santo amanheceu em luto nesta quinta-feira (31) com…
A indústria de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim, no…
Publicidade
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x