Na manhã desta sexta-feira (18), Cachoeiro de Itapemirim celebrou um importante marco social com a entrega oficial da revitalização da Padaria Comunitária. O evento aconteceu no Banco de Alimentos e reuniu representantes da Prefeitura, lideranças comunitárias e parceiros, destacando o espírito de colaboração e solidariedade que move a cidade.
Idealizado há 20 anos pela atual assessora especial do Governo, Norma Ayub, o projeto da Padaria Comunitária surgiu com a missão de levar alimento e dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade. À época, a iniciativa funcionava na Casa da Sopa, produzindo milhares de pães para quem mais precisava. Agora, duas décadas depois, a padaria renasce em novo formato e com novos parceiros.
A reestruturação dos equipamentos de panificação foi possível graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdes), e os clubes Rotary de Cachoeiro — Rotary Cachoeiro de Itapemirim, Rotary Cachoeiro Oeste e Rotary Cachoeiro Sudeste. Os clubes assumiram a responsabilidade pela recuperação dos maquinários, devolvendo à comunidade um importante instrumento social.
O evento de reinauguração contou com um café da manhã coletivo, marcado pelo espírito de união e voluntariado. Empresas e parceiros como Fabiana Dagostini, Floricultura Flor de Liz e a Distrigo, que doou insumos para os pães, contribuíram para tornar a celebração ainda mais especial.
Embora a reinauguração oficial já tenha ocorrido, a padaria ainda não entrou em funcionamento pleno. A Prefeitura trabalha na definição da melhor estratégia logística para produção e distribuição dos pães, com foco em atender entidades assistenciais, abrigos, asilos e famílias em situação de risco social.
Norma Ayub comemorou a retomada e reforçou o desejo de ver a padaria novamente cumprindo sua missão. “Nosso pãozinho vai voltar a aquecer quem mais precisa. Ainda estamos ajustando tudo, mas a esperança é grande. E as portas estão abertas para novos parceiros”, destacou.