7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Cachoeiro inicia construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Fabiano Facini

Na manhã desta quinta-feira (21), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu um passo histórico rumo ao fortalecimento da cidadania e da dignidade alimentar. Foi realizada a primeira reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), momento que marca o início da elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Embora o município já desenvolvesse políticas públicas voltadas ao tema, não havia ainda um instrumento legal estruturado que unisse diretrizes, metas e ações de médio e longo prazo. A partir desta reunião, Cachoeiro começa a construir um documento estratégico, em consonância com a Lei Federal nº 11.346/2006, que institui o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), garantindo o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Estrutura da Caisan em Cachoeiro

Formalizada pelo Decreto Municipal nº 30.716/2025, a Caisan reúne representantes de diferentes secretarias municipais, demonstrando o caráter intersetorial da política:

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;

  • Secretaria Municipal de Agricultura;

  • Secretaria Municipal de Saúde;

  • Secretaria Municipal de Educação;

  • Secretaria Municipal de Fazenda;

  • Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico;

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A reunião também contou com a presença da assessora especial de Governo, Norma Ayub; do subsecretário de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, Cid Fassarella; da assistente social e secretária executiva da Caisan Estadual, Cleila Medina; e da nutricionista Thais Alves Guerra, técnica de referência do Programa Estadual Compra Direta de Alimentos (CDA). Técnicas da Setades também participaram do encontro, reforçando a articulação estadual e municipal.

Declarações de apoio e compromisso

O secretário de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan, Eder Botelho da Fonseca, destacou o simbolismo do momento:
“Estamos construindo um marco histórico para nossa cidade. O plano vai fortalecer a segurança alimentar, ampliando o acesso a alimentos de qualidade e promovendo saúde e dignidade para a população. É um compromisso de gestão e também de cidadania.”

O vice-presidente da Câmara, José Arcanjo Nunes, secretário municipal de Agricultura, reforçou o caráter integrado do plano:
“A segurança alimentar vai além da assistência social; envolve agricultura, saúde, educação e várias outras áreas. Com o plano, conseguiremos alinhar ações e fortalecer a produção local de alimentos saudáveis, beneficiando tanto os produtores quanto as famílias em maior vulnerabilidade.”

O vice-prefeito José Carlos Correa Cardoso Junior também enalteceu a iniciativa:
“Esse plano é mais um passo essencial para garantir dignidade e qualidade de vida à população. A união de esforços das secretarias e parceiros mostra o compromisso de Cachoeiro com um futuro mais justo, saudável e sustentável.”

Próximos passos

Com o início dos trabalhos, grupos técnicos da Caisan serão responsáveis por elaborar o documento que servirá como referência para a execução das políticas públicas de segurança alimentar no município. O processo seguirá alinhado às legislações federal e estadual, permitindo que Cachoeiro consolide um modelo de gestão que valoriza a nutrição, a agricultura familiar, a saúde preventiva e a educação alimentar.

Assim, a cidade dá um passo firme em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo, reafirmando o compromisso de que todos tenham acesso a alimentos de qualidade, nutritivos e acessíveis.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu, na tarde desta segunda‑feira, 23 de junho de 2025, uma comovente e tradicional homenagem ao “Cachoeirense Ausente Nº 1”.
Preta Gil morre aos 50 anos após luta contra o câncer. Sua trajetória marcou a música, a luta social e a resistência. Relembre sua história de coragem e amor à vida.
Começou nesta segunda-feira (14 de julho) o REFIS 2025, o programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Marataízes que oferece condições especiais para você regularizar débitos com o município de forma facilitada e com descontos expressivos .
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) emitiu alerta sobre golpes aplicados via WhatsApp e e-mail em cidades como Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro de Itapemirim. Criminosos usam o nome de fóruns e juizados para enviar supostas intimações com links suspeitos. O TJES orienta que cidadãos sempre confirmem informações pelos canais oficiais do Poder Judiciário.
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio e das 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual terão, neste sábado (09), uma oportunidade especial de reforçar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Palmeiras iniciou sua trajetória no Mundial de Clubes da FIFA, realizado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, com um empate sem gols diante do Porto, na primeira rodada do Grupo A. Apesar de amplo domínio territorial e chances claras, o time brasileiro não conseguiu superar o sistema defensivo adversário, especialmente com destaque para o goleiro Cláudio Ramos

Compartilhar postagem

Cachoeiro inicia construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x