
O roteiro turístico nasceu da mobilização da Associação dos Produtores, Proprietários e de Turismo do Itabira (Amori), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Convention Vales e Café. Com o reconhecimento oficial por leis estadual e municipal, a Rota do Itabira tem como objetivo impulsionar o turismo regional, fortalecendo empreendimentos locais e destacando as belezas naturais e culturais da região.
Entre as atrações, os visitantes podem desfrutar do Águas do Itabira, espaço com piscinas naturais, bicas e restaurante com comida caseira; ou se aventurar no EcoPark Itabira, que oferece passeios em veículos 4×4 por áreas restritas e paisagens únicas, além de um café da manhã especial.
A tradição também tem espaço garantido com a Fábrica de Doces Rillu e Balas Itabira, que mantém viva a receita da famosa bala de coco queimado, além de outros doces típicos. Para eventos e encontros, o Sítio do Alvo e o Lagoon Itabira oferecem infraestrutura completa e vista privilegiada da Pedra do Itabira.
A cultura afro-brasileira é valorizada no Centro Cultural Dandara, que também promove educação ambiental, enquanto o Canto Verde Ollifer oferece mudas de plantas diversas. Há ainda espaços religiosos e comunitários, como a igreja centenária das CEB’s Nossa Senhora da Penha, que mantém viva a tradição de fé da comunidade local.

Com essa diversidade de experiências, a Rota do Itabira se firma como um destino turístico que une natureza, gastronomia, cultura e tradição, convidando moradores e visitantes a explorarem as riquezas de Cachoeiro de Itapemirim.
Para mais informações: @com.nossasenhoradapenhaitabira e (28) 99988-8722