7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

O que exigem os manifestantes de esquerda que tomam ruas da França após posse de novo primeiro-ministro

Redação

Manifestantes de esquerda tomaram as ruas da França após a posse do novo primeiro-ministro, Sébastien Lecornu. Liderados pelo movimento Bloquons Tout, exigem mais investimentos em serviços públicos, taxação de grandes fortunas, congelamento de aluguéis e a renúncia de Macron. Os protestos registraram bloqueios, incêndios e confrontos em várias cidades, revelando forte oposição popular às medidas de austeridade.

A França enfrenta um novo capítulo de instabilidade política com a posse de Sébastien Lecornu como primeiro-ministro, marcada por uma onda de protestos organizados pelo movimento de esquerda Bloquons Tout (“Vamos Bloquear Tudo”). Milhares de manifestantes ocuparam as ruas de Paris, Marselha, Bordeaux e Montpellier para denunciar cortes orçamentários de €44 bilhões e exigir mudanças profundas na condução política e econômica do país.

As reivindicações dos manifestantes incluem aumento nos investimentos em serviços públicos, tributação sobre grandes fortunas, congelamento de aluguéis e a renúncia imediata do presidente Emmanuel Macron.

Durante os protestos, ruas foram bloqueadas, lixeiras incendiadas, cabos elétricos sabotados e confrontos registrados diante da estação Gare du Nord, em Paris. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo, resultando em cerca de 250 prisões. Em Rennes, um ônibus foi incendiado, e em Paris, um restaurante no centro da cidade também foi alvo de ataques.

O movimento, que ganhou força nas redes sociais nos últimos meses, expressa descontentamento popular com as medidas de austeridade e com a condução da crise da dívida francesa. Para muitos jovens, trata-se de um grito de solidariedade às classes mais vulneráveis e um recado direto ao governo de que a paciência chegou ao limite.

Enquanto isso, Sébastien Lecornu, quinto premiê da França em menos de dois anos, terá o desafio imediato de apresentar um orçamento que agrade uma Assembleia Nacional profundamente dividida. O partido França Insubmissa já prometeu apresentar uma moção de desconfiança, enquanto a extrema-direita observa seus primeiros passos “sem muitas ilusões”.

Os protestos deixam claro que a França vive uma encruzilhada política e social, com a esquerda exigindo mudanças estruturais e o governo pressionado a negociar em um cenário de descontentamento generalizado.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O futebol capixaba terá um grande momento neste sábado (06), a partir das 15 horas no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica quando será conhecido o novo campeão estadual feminino. Prosperidade e FC Estadual se enfrentam na decisão do Campeonato Capixaba Feminino de Futebol em duelo que terá transmissão ao vivo pela TVE, incluindo um pré-jogo especial a partir das 14h45.
Neste sábado, 28 de junho de 2025, a cidade de Marataízes será palco do Festival de Quadrilhas Juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secult). A partir das 19h, a charmosa e festiva Praça da Barra recebe essa celebração gratuita e aberta ao público que promete reunir famílias, moradores e visitantes para celebrar e resgatar as tradições da cultura junina capixaba.
Nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, o Santuário Nacional São José de Anchieta se transformará em um vibrante centro de interação entre a comunidade e o Corpo de Bombeiros Militar.
O município de Guarapari se transformou nesta semana em um dos grandes centros do basquete nacional. Desde segunda-feira (18), o Sesc Guarapari tem recebido os jogos do Campeonato Brasileiro Super 15 de Basquete, a maior competição de base da modalidade no país. O evento chega ao ponto alto neste domingo (24), quando serão realizadas as finais da competição.
Na terça-feira, 24 de junho de 2025, o Flamengo entra em campo contra o Los Angeles FC, às 22h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando (EUA), pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ 2025 .
Na manhã desta segunda-feira (14), uma cena revoltante e, infelizmente, cada vez mais comum chocou moradores e transeuntes da Avenida Rubens Rangel, em Marataízes.

Compartilhar postagem

O que exigem os manifestantes de esquerda que tomam ruas da França após posse de novo primeiro-ministro

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x