8 – novembro – 2025
8 novembro, 2025

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Fabiano Facini

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) abriu um processo administrativo contra a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. A medida foi tomada após a realização de um aterro no Rio Itapemirim, na região da Ilha da Luz, sem a devida autorização da autarquia. A investigação poderá resultar em auto de infração contra a empresa.

Segundo a Agersa, o projeto referente à intervenção chegou ao órgão na sexta-feira (29/08). Na mesma data, foi emitido um ofício comunicando que a obra não estava autorizada, já que ainda estava em análise a documentação enviada e a verificação da existência das licenças ambientais necessárias. Mesmo assim, a obra foi realizada de forma acelerada durante o fim de semana, sendo descoberta pelo público apenas na segunda-feira (1º).

A BRK Ambiental argumentou que o aterro tinha como finalidade melhorar o sistema de captação de água e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) instalada pela empresa. Contudo, a Agersa questiona a real urgência da intervenção, lembrando que, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem registrados no município, o sistema de captação funcionou normalmente, sem necessidade de modificações emergenciais.

A autarquia reforçou ainda que a competência para conceder autorização de intervenções em rios é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Por isso, o caso também foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que já notificou a BRK Ambiental para que apresente todas as licenças ambientais necessárias à execução da obra.

Com a abertura do processo administrativo, a Agersa pretende garantir que os procedimentos legais e ambientais sejam respeitados, assegurando transparência e proteção aos recursos naturais de Cachoeiro de Itapemirim. A expectativa é de que os próximos dias tragam novos desdobramentos quanto às responsabilidades da concessionária e às medidas que poderão ser adotadas para reparar possíveis irregularidades.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Em maio de 2025, o Espírito Santo registrou 69 homicídios dolosos, o menor número para o mês desde o início da série histórica em 1996. De janeiro a maio, foram contabilizados 406 assassinatos, representando uma redução de 12% em relação ao mesmo período de 2021, que teve 462 casos. Esse resultado supera o recorde anterior de 2019, com 449 homicídios no mesmo intervalo
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou um novo e significativo avanço na área da assistência social: a construção do Centro-Dia, equipamento público voltado ao acolhimento e atendimento de pessoas idosas e pessoas com deficiência que apresentem algum grau de dependência. O espaço será instalado na Rua Ruth Almeida Vieira, no bairro IBC, e terá capacidade inicial para atender até 20 usuários por turno.
O histórico Salão Oval da Casa Kosciuszko Leão Barbosa, no largo da Cidade Alta, vizinho ao Palácio Anchieta, foi o cenário escolhido para o lançamento acadêmico da biografia “O Enigma Ferraço – A saga do político mais longevo do Brasil”, escrita pelo jornalista e biógrafo Romulo Felippe.
Nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito reeleito Tiago Rocha (PL) e do vice-prefeito Rogério Lauret (PL) de São Gabriel da Palha. A decisão, proferida pelo juiz da 37ª Zona Eleitoral,
O Governo do Espírito Santo deu mais um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária e do turismo na região serrana capixaba.
A Prefeitura de Marataízes segue empenhada em garantir avanços significativos na infraestrutura do município. Nesta semana, uma comitiva formada pelo prefeito Toninho Bitencourt, o vice-prefeito Willian Duarte, o secretário municipal de Obras, Rodrigo Lugão, o procurador do município, Tiago Sarmento, e o deputado federal Gilson Daniel esteve em Vitória para uma reunião institucional no Palácio Anchieta. O grupo foi recebido pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, em um encontro que teve como pauta central a liberação de obras estruturantes aguardadas pela população.

Compartilhar postagem

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x