O investimento, estimado em aproximadamente R$ 5,5 milhões, é fruto de ação do Governo do Estado e contempla um cronograma de execução de até 180 dias, sob responsabilidade do Consórcio Lockin/Abbey. A obra faz parte do Programa Caminhos do Turismo, com foco em melhorar a infraestrutura de acesso aos principais atrativos turísticos capixabas.
Localizada a 470 metros de altitude, a rampa de Cachoeira Alta já é reconhecida como uma das melhores do Espírito Santo para a prática de voo livre — atraindo pilotos de diversas regiões do Brasil e até do exterior. Com a nova pavimentação, espera-se fortalecer ainda mais o turismo esportivo local, oferecendo acessibilidade qualificada e estimulando o fluxo de visitantes com foco em aventura e natureza.
O prefeito Hugo Luiz celebrou a obra como um marco para o município: “Essa pavimentação reforça nossa vocação turística e fortalece nossa identidade como Capital Estadual da Aventura. Ela também atende a uma antiga reivindicação da comunidade local.” Complementando, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura destaca que melhorias como essa vêm sendo aguardadas há anos pelos praticantes de esportes radicais e pela população, contribuindo para consolidar Alfredo Chaves como referência em turismo de aventura no Estado.