Em tom descontraído, Varejão destacou a relevância de trazer a seleção para o Espírito Santo. “É um evento sensacional. A gente sabe da importância que é trazer a Seleção Brasileira. São ídolos, jogadores que passaram o que muitos atletas aqui do nosso Estado estão passando. Com certeza é uma motivação a mais para crianças e adolescentes”, afirmou . O ex-jogador ressaltou ainda que, durante sua carreira, nunca teve a oportunidade de participar de um evento com esse impacto no Estado, expressando sua alegria pela experiência com familiares, amigos, ex-companheiros e adversários presentes .
À frente do Instituto Anderson Varejão, que utiliza o basquete como ferramenta de inclusão social, o capixaba enfatizou como o contato direto dos jovens com grandes nomes do esporte pode transformá-los. “Assistir ao jogo da Seleção Brasileira é uma coisa que marca. E com certeza tá marcando para a nova geração. Estou aqui com meus sobrinhos, tirando fotos dos nossos ídolos. Fico muito feliz e espero que seja a primeira de muitas vezes”, declarou .
O evento em Guarapari é parte da preparação da seleção para a AmeriCup 2025, que ocorrerá entre os dias 22 e 31 de agosto na Nicarágua — etapa fundamental do ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2026.