10 – novembro – 2025
10 novembro, 2025

“Arlindo Cruz: o eterno coração do samba que agora ecoa no silêncio”

Fabiano Facini

Nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, o Brasil perdeu uma das vozes mais emblemáticas do samba. Arlindo Cruz, compositor, cantor e multi-instrumentista, faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, cercado pelo carinho da família, conforme confirmado por sua esposa, Babi Cruz

Nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, o Brasil perdeu uma das vozes mais emblemáticas do samba. Arlindo Cruz, compositor, cantor e multi-instrumentista, faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, cercado pelo carinho da família, conforme confirmado por sua esposa, Babi Cruz .

Desde que sofreu um grave AVC em 2017, Arlindo deu uma luta admirável contra as sequelas, vivendo seus últimos anos com serenidade, porém sempre em tratamento e sob cuidados constantes . Sua partida encerra um capítulo de resiliência e devoção à arte que ele abraçou desde a infância, quando ganhou seu primeiro cavaquinho aos sete anos .

Natural de Piedade, Zona Norte do Rio, Arlindo foi discípulo de grandes mestres, como Candeia, e integrou as lendárias rodas do Cacique de Ramos, ao lado de nomes como Beth Carvalho e Jorge Aragão . Assumiu lugar de destaque no grupo Fundo de Quintal, onde permaneceu por 12 anos e ajudou a revolucionar o samba com composições eternas como “O Show Tem Que Continuar” e “Só Pra Contrariar”.

Sua carreira solo foi repleta de conquistas e reconhecimento. Álbum como “MTV ao Vivo: Arlindo Cruz” (2009) foram verdadeiros marcos, além de prêmios como o Prêmio da Música Brasileira. Arlindo deixa um legado de mais de 700 músicas gravadas, além de uma trajetória que inspirará gerações futuras do samba.

 

A cultura brasileira chora sua perda, mas celebra um legado que jamais será esquecido. Durante a favela e o morro, nas rodas e palcos, a marca de Arlindo Cruz manterá seu ritmo pulsando na história do samba.

Como forma de celebrar a vida e a obra de Arlindo Cruz, o Intencidade presta sua homenagem a esse gênio do samba, cuja arte atravessou gerações e tocou o coração de milhões. Sua música nos ensinou sobre amor, resistência, alegria e esperança. E, mesmo após sua partida, seu legado permanece vivo em cada verso, cada batucada e cada roda de samba.

Porque, como o próprio Arlindo eternizou, “o show tem que continuar”.
Abaixo, relembramos um de seus maiores sucessos, para que sua voz e sua poesia sigam ecoando.

5 2 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Um acidente envolvendo três veículos deixou mortos e feridos graves na manhã desta sexta-feira (10) na ES-490, em Marataízes. A colisão ocorreu na região da Matinha e mobilizou equipes de resgate e segurança.
Um ônibus do Sistema Transcol foi incendiado em Nova Carapina II, na Serra, e a Ceturb-ES suspendeu temporariamente a circulação de linhas em três bairros da cidade. O serviço será retomado assim que houver segurança.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a um importante avanço no cuidado com a saúde bucal da população: o atendimento odontológico domiciliar. A iniciativa, que integra o Programa Brasil Sorridente, é destinada a pacientes acamados, cadeirantes ou pessoas com grande dificuldade de locomoção, e começa a ser ofertada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Basiléia.
O Ibama interditou o terminal pesqueiro de Itaipava, em Itapemirim, e multou embarcações em mais de R$ 22 milhões durante a Operação Makaira. A fiscalização identificou barcos atuando ilegalmente em áreas de exclusão próximas a plataformas de petróleo no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O Governo do Espírito Santo oficializou, nesta quinta-feira (21), a adesão ao Contrata+Brasil, uma plataforma do Governo Federal que promete transformar a forma como o setor público realiza suas contratações. O evento, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
A partir desta sexta-feira (11), a limpeza urbana de Cachoeiro de Itapemirim entra em uma nova fase com a chegada da empresa CTA Empreendimentos, que assume oficialmente os serviços de varrição, capina e coleta de resíduos sólidos no município.

Compartilhar postagem

“Arlindo Cruz: o eterno coração do samba que agora ecoa no silêncio”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x