9 – novembro – 2025
9 novembro, 2025

Burger King fecha todas as lojas na Argentina após 36 anos de operação

Redação

Após 36 anos de presença no país, o Burger King fecha lojas na Argentina. A decisão faz parte da estratégia de desinvestimento do grupo mexicano Alsea, que também planeja vender suas operações no Chile e no México. A medida marca o fim de uma era para a rede de fast food no mercado argentino, onde enfrenta crescente concorrência e desafios econômicos.

O Burger King fecha lojas na Argentina após 36 anos de operação contínua no país. A decisão foi confirmada após o grupo mexicano Alsea, controlador da marca no território argentino há mais de uma década, anunciar que está em busca de compradores para toda a operação local.

O Burger King iniciou suas atividades na Argentina em 1989 e atualmente conta com 116 unidades em funcionamento. Além disso, outras 86 lojas no Chile e 175 no México também estão incluídas no processo de venda, somando 377 restaurantes nos três mercados latino-americanos.

De acordo com o jornal argentino La Nación, a venda faz parte de uma estratégia de desinvestimento da Alsea, que pretende concentrar esforços em marcas mais lucrativas, como Starbucks e Domino’s, também presentes em seu portfólio.

A decisão segue um movimento iniciado há pouco mais de um ano, quando a empresa vendeu 54 lojas Burger King na Espanha, reforçando sua política de “simplificação do portfólio”. Armando Torrado, ex-CEO da Alsea e atual presidente do Conselho de Administração, explicou que a transação está “alinhada à estratégia de crescimento e aumento da rentabilidade da companhia”.

O executivo destacou ainda que a empresa pretende retirar de seu catálogo as marcas que não se enquadram mais em sua estratégia de expansão. No entanto, não foram reveladas quais negociações estão em andamento. Além do Burger King, a Alsea também administra restaurantes das redes P.F. Chang’s, T.G.I. Fridays, The Cheesecake Factory e Chili’s Grill & Bar.

Para conduzir o processo de venda, o banco espanhol BBVA foi contratado. A instituição está responsável por negociar com fundos de investimento internacionais e outros operadores de fast food interessados. Fontes do setor indicam que as conversas já estão em estágio avançado.

Até 2018, o Burger King ocupava o posto de segunda maior rede de fast food da Argentina, ficando atrás apenas do McDonald’s. No entanto, a concorrência local, especialmente com a rede Mostaza, que oferece preços mais competitivos e maior presença no interior, acabou desbancando a marca norte-americana.

A situação se agravou durante a pandemia, quando a operação argentina enfrentou queda acentuada nas vendas e fechamento de unidades. Agora, com o anúncio de que o Burger King fecha lojas na Argentina, encerra-se um ciclo de mais de três décadas da marca no país, marcado por forte presença cultural e econômica no setor de alimentação rápida.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram a Operação Pyatã nesta quinta-feira (25) e prenderam cinco pessoas — entre elas três indígenas — acusadas de praticar agiotagem e extorsão em comunidades Tupiniquim e Guarani, em Aracruz, no Espírito Santo. O grupo explorava financeiramente indígenas por meio das indenizações pagas pela Fundação Renova aos atingidos pelo desastre de Mariana, em 2015. A Justiça também bloqueou mais de R$ 10 milhões em bens dos envolvidos.
Um homem britânico sobreviveu à queda de Avião na Índia com 242 pessoas a bordo. O acidente, ocorrido logo após a decolagem em Ahmedabad, deixou dezenas de mortos e comoção global. Conheça a história de sobrevivência que chocou o mundo.
O Flamengo recebe o Atlético Mineiro nesta quinta-feira, 31 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, abrindo o confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2025.
O resgate no mar do RJ trouxe alívio para familiares e amigos do criador do Macakids, Maikel Araujo, e do piloto Ronald Menezes. A dupla foi localizada após dois dias desaparecida no litoral.
Prepare o capacete, aqueça o motor e venha viver a emoção sobre duas rodas! Entre os dias 9 e 13 de julho, o charmoso balneário de Iriri, em Anchieta (ES), será palco de mais uma edição eletrizante do Iriri Motofest 2025.

Compartilhar postagem

Burger King fecha todas as lojas na Argentina após 36 anos de operação

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x