7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Cachoeiro promove encontros sobre planejamento familiar a partir desta quinta-feira (11)

Fabiano Facini

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim vai dar início, nesta quinta-feira (11), a uma série de encontros voltados para a democratização das informações sobre planejamento familiar. A primeira atividade acontece às 8h, na Casa Rosa, e contará com a participação de enfermeiras residentes em obstetrícia.

A iniciativa pretende criar um espaço fixo de orientação e diálogo sobre saúde reprodutiva. A programação prevê encontros educativos todas as segundas e quintas-feiras, com atendimentos individuais agendados para as sextas-feiras. Dessa forma, a população terá acesso não apenas a palestras e rodas de conversa, mas também à oportunidade de consultas específicas para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento com profissionais.

O projeto será dedicado a abordar questões ainda cercadas de desinformação, como o uso correto de preservativos masculinos e femininos, anticoncepcionais orais e injetáveis, além de métodos de longa duração, como o DIU. Também serão discutidos procedimentos permanentes, como laqueadura e vasectomia, ampliando o leque de opções de planejamento para famílias e casais.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório, o objetivo é fortalecer a autonomia das pessoas nas decisões relacionadas à vida reprodutiva. “Esse trabalho educativo é uma oportunidade de levar informação clara sobre a responsabilidade em relação à saúde e ao planejamento familiar. Quanto mais conhecimento a população tiver, mais condições terá de fazer escolhas conscientes e seguras. Como gestão, nosso compromisso é garantir e fortalecer esses espaços de diálogo”, destacou.

A expectativa da Semus é que os encontros ajudem a reduzir os índices de gravidez não planejada e fortaleçam a rede de atenção básica do município.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Hoje escrevo com o coração apertado, tentando encontrar as palavras certas para homenagear uma mulher cuja presença iluminava não só os corredores da Santa Casa de Cachoeiro, mas também a alma de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Irmã Otília, nossa querida “Anjo de Cachoeiro”, nos deixou aos 91 anos, após uma vida inteira dedicada ao amor, à fé e ao cuidado com o próximo. Sebastiana Rodrigues Valadão, nome de batismo da nossa amada irmã, nasceu em Oliveira, Minas Gerais, e desde jovem sentia um chamado especial para servir. Foi com apenas 17 anos que decidiu trilhar o caminho da vida religiosa, uma decisão que mudou não apenas sua própria história, mas a de milhares de pessoas que cruzaram seu caminho. Em 1960, recebeu o hábito religioso e, anos depois, fez seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Em 1966, chegou a Cachoeiro de Itapemirim e nunca mais saiu dos nossos corações.
Nesta quinta-feira, 26 de junho de 2025, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizará a quarta audiência pública para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O encontro ocorrerá das 15h às 17h, na Câmara Municipal, e faz parte de um amplo processo de consulta popular que envolve oficinas, fóruns, workshops e reuniões temáticas, tanto na sede quanto nos distritos do município.
A Prefeitura de Marataízes reforçou, nesta semana, um importante alerta à população sobre os riscos da compra de terrenos e imóveis irregulares no município. A ação tem como objetivo proteger os cidadãos, garantindo segurança jurídica, qualidade de vida e a valorização dos investimentos feitos na cidade.
O Fluminense assegurou sua vaga direta nas oitavas de final da Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas por 2 a 0, em partida realizada no Maracanã.
Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizará uma importante mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e oferecer apoio às pessoas que desejam abandonar o cigarro. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), acontecerá das 8h às 12h, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão, pode ter a pena reduzida para 16 anos caso seja aprovado o Projeto de Lei da Dosimetria. O texto, relatado por Paulinho da Força, propõe mudanças nas penas para crimes de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Compartilhar postagem

Cachoeiro promove encontros sobre planejamento familiar a partir desta quinta-feira (11)

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x