15 – novembro – 2025
15 novembro, 2025

Cachoeiro Resgata Memória de Antigas Salas de Cinema com Caminhada Fotográfica e Sessão de Curtas

Fabiano Facini

Neste sábado, 2 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim será palco de uma atividade cultural que une arte, história e reflexão social.

Neste sábado, 2 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim será palco de uma atividade cultural que une arte, história e reflexão social. A partir das 15h, o Cineclube Jece Valadão realiza a “Caminhada Fotográfica – Caminhos do Cinema em Cachoeiro”, idealizado por Lucas Schuina, presidente do Cineclube Jece Valadão. Um roteiro urbano gratuito que resgata a memória dos antigos cinemas de rua do município. A proposta é revisitar locais emblemáticos da história cinematográfica cachoeirense, ao mesmo tempo em que estimula a fotografia e a reflexão urbana.

O ponto de partida será em frente ao centro comercial New Plaza, local onde funcionou o histórico Cine Plaza. Ali, os participantes poderão observar um antigo projetor exposto em uma redoma de vidro, resgatado na última reforma do prédio. Em seguida, o grupo segue pela Praça Jerônimo Monteiro, passando por antigos endereços de cinemas tradicionais como o Cine Teatro Central, Cinema Brasil, Cine Cacique e o lendário Cine Teatro Broadway.

Durante o trajeto, os participantes serão incentivados a registrar imagens com seus celulares, observando detalhes da arquitetura e do ambiente urbano. A atividade contará com pausas para explicações sobre a história dos espaços visitados e será acompanhada por intérprete de Libras, promovendo inclusão e acessibilidade.

A caminhada termina na sede do cineclube, o espaço Sessão 103, em frente à Praça Pedro Cuevas Júnior, onde será servido um lanche e haverá exibição gratuita de dois curtas-metragens a partir das 17h. “De Profundis”, de Isabela Cribari, e “Rio das Lágrimas Secas”, de Saskia Sá, abordam temas sociais e psicológicos envolvendo comunidades afetadas por deslocamentos e tragédias.

O evento integra dois projetos culturais: “Caminhos do Cinema em Cachoeiro”, viabilizado pela Lei Rubem Braga, e “A Loucura Habita o Cineclube”, financiado pelo Funcultura. Ambas as iniciativas têm como objetivo provocar reflexões sobre o espaço urbano, saúde mental e memória afetiva da cidade.

Serviço:

Caminhada fotográfica – Caminhos do cinema em Cachoeiro
Data: 02/08/2025
Horário: 15h
Trajeto: Início em frente ao centro comercial New Plaza (Rua Moreira, Independência, em frente à Padaria TOP e ao bar Rinkão) e chegada no espaço Sessão 103 (Praça Pedro Cuevas Júnior, 9, sala 307 – Edificio Poubel -, Centro – em frente à estátua do Roberto Carlos).
Inscrições (gratuitas): https://forms.gle/ry4sHbB3Smw8JoWd9

Sessão – A loucura habita o cineclube
Filmes: De Profundis (20 min, 2014, Isabela Cribari) e Rio de lágrimas secas (24 min, 2018, Saskia Sá)
Data: 02/08/2025
Horário: 17h
Local: Sessão 103
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 10 anos

Todas as atividades vão contar com a presença de intérprete de Libras.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Hoje escrevo com o coração apertado, tentando encontrar as palavras certas para homenagear uma mulher cuja presença iluminava não só os corredores da Santa Casa de Cachoeiro, mas também a alma de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Irmã Otília, nossa querida “Anjo de Cachoeiro”, nos deixou aos 91 anos, após uma vida inteira dedicada ao amor, à fé e ao cuidado com o próximo. Sebastiana Rodrigues Valadão, nome de batismo da nossa amada irmã, nasceu em Oliveira, Minas Gerais, e desde jovem sentia um chamado especial para servir. Foi com apenas 17 anos que decidiu trilhar o caminho da vida religiosa, uma decisão que mudou não apenas sua própria história, mas a de milhares de pessoas que cruzaram seu caminho. Em 1960, recebeu o hábito religioso e, anos depois, fez seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Em 1966, chegou a Cachoeiro de Itapemirim e nunca mais saiu dos nossos corações.
Neste sábado, 28 de junho de 2025, a cidade de Marataízes será palco do Festival de Quadrilhas Juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secult). A partir das 19h, a charmosa e festiva Praça da Barra recebe essa celebração gratuita e aberta ao público que promete reunir famílias, moradores e visitantes para celebrar e resgatar as tradições da cultura junina capixaba.
Na última segunda-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Vargem Alta intensificou os preparativos para a 20ª edição da tradicional Festa do Café da Capivara, que será realizada entre os dias 12 e 14 de setembro.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou nesta sexta‑feira (11 de julho de 2025) um esclarecimento oficial para desmentir a circulação de informações equivocadas nas redes sociais.
O Espírito Santo mais uma vez se destacou no cenário nacional ao conquistar a Nota A+ no Prêmio Qualidade da Informação 2025, concedido pelo Tesouro Nacional. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (15), em Brasília, confirma a posição do Estado como referência em transparência, equilíbrio fiscal e responsabilidade na gestão pública.
A cidade de Marataízes amanheceu em luto diante da perda de Gabriel dos Santos Rangel, adolescente que protagonizou um ato de bravura ao salvar a vida da própria irmã em um afogamento ocorrido na última segunda-feira (14).

Compartilhar postagem

Cachoeiro Resgata Memória de Antigas Salas de Cinema com Caminhada Fotográfica e Sessão de Curtas

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x