No último fim de semana, Cachoeiro de Itapemirim viveu uma forte manifestação cultural durante o 16º Encontro Nacional Mocambos Capoeira, promovido pela Associação Cultural Mocambos Capoeira, no bairro Gilson Carone.
O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de junho e contou com a participação de mais de 200 capoeiristas de vários estados do Brasil, incluindo Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro .
Um dos momentos mais marcantes foi a cerimônia de formatura e troca de cordas, em que o fundador do grupo, Mestre Bulldog (Diogo Sant’ana Fardin), celebrou 10 anos de conquista da corda vermelha — o grau máximo dentro da capoeira . Também foi histórico o título de Mestra Vampyra (Kely Cristina Belato), que se tornou a segunda mulher a alcançar tal honraria no Sul do Espírito Santo, após 25 anos de dedicação à capoeira . Sobre essa conquista, Vampyra comentou, com orgulho, a responsabilidade de carregar adiante o legado de seu mestre , enquanto Mestre Bulldog descreveu o orgulho de vê-la atingir esse patamar .
No domingo, dia 29, o encontro se estendeu à tradicional Roda da Estação, promovida na Linha Vermelha desde 2003. A roda abriu as celebrações do aniversário de Cachoeiro, integrando a capoeira às festividades do município e mostrando seu potencial como atração turística . O evento ainda faz parte do calendário do Pontão de Cultura da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, um projeto contemplado pela Lei Cultura Viva e que promove atividades o ano todo, como cursos, oficinas e rodas culturais .
Mais que celebração, o Encontro reafirmou a capoeira como expressão de identidade, ancestralidade e resistência cultural. A presença de grupos de diversos estados fortaleceu o intercâmbio entre mestres e praticantes, evidenciando a capoeira como patrimônio imaterial a ser preservado. A Mocambos Capoeira segue exercendo papel central na formação de cidadãos por meio da arte e no reforço da identidade local .
Com o sucesso do 16º Encontro, o Pontão de Cultura agora investe em novas atividades: oficinas regionais, três cursos temáticos e o lançamento — previsto para 2025 — do Plano de Salvaguarda da Roda de Capoeira no Estado. O evento deixa claro que a capoeira continua viva, potente e comprometida com sua missão de transformação social e cultural em Cachoeiro e além.