20 – outubro – 2025
20 outubro, 2025

Dino abre inquérito contra Bolsonaro com base em parecer da CPI da Covid

Redação

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e outros 20 aliados, com base no relatório da CPI da Covid (2021). Segundo Dino, há indícios de crimes contra a administração pública em contratos, fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de recursos.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quarta-feira (17) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus três filhos e mais 20 aliados. A decisão tem como base o relatório da CPI da Covid-19, aprovado em 2021.

De acordo com Dino, o documento da CPI apresentou provas suficientes para justificar uma investigação policial. O ministro destacou indícios de crimes contra a administração pública, incluindo fraudes em licitações, superfaturamento, contratos com empresas de fachada e desvio de recursos públicos.

A Polícia Federal terá agora 60 dias para aprofundar as apurações, prazo que pode ser prorrogado. A decisão acontece apenas dois dias após a Câmara aprovar a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a prisão e o andamento de processos criminais contra deputados e senadores.

No total, 24 pessoas serão investigadas, entre elas políticos, ex-ministros, empresários e influenciadores. Entre os nomes citados estão Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, além de Carla Zambelli, Ricardo Barros, Onyx Lorenzoni, Luciano Hang, Carlos Wizard, Ernesto Araújo e Allan dos Santos.

A CPI da Covid havia apontado, em 2021, omissões graves do governo federal, como o atraso na compra de vacinas, a condução não técnica da pandemia e possíveis crimes contra a humanidade em episódios como o colapso de oxigênio em Manaus. Apesar de a PGR ter arquivado parte das denúncias, a PF solicitou acesso às provas e concluiu pela necessidade de dar continuidade às investigações — agora acolhidas por Dino.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Uma tarde que poderia terminar em tragédia se transformou em um ato de coragem e alerta para quem frequenta as praias do litoral capixaba.
O orçamento estadual prevê concursos ES 2026 em 27 órgãos e instituições. Entre eles, estão Polícia Militar, Polícia Civil, Iases, Idaf e Assembleia Legislativa.
No dia 10 de agosto de 2025, dois homens, residentes em Vila Velha, foram presos após cometerem furto em uma residência na localidade de Jacarandá, em Marataízes. A vítima teve uma televisão e um notebook subtraídos por esses indivíduos, que fugiram em um Fiat Mobi preto. Com auxílio de monitoramento eletrônico e sistema de cerco inteligente, a Polícia Civil identificou o veículo em menos de dez minutos e alertou a Polícia Militar de Guarapari, que montou uma barreira para interceptá-los
Neste sábado (18), acontece o Dia D de Vacinação em Cachoeiro, com imunização contra HPV e sarampo em todas as unidades de saúde do município. A ação visa ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra doenças sérias.
Na manhã desta sexta-feira, 30 de maio de 2025, um acidente envolvendo uma van escolar deixou seis alunos feridos na localidade de Crubixá, no município de Iconha, Espírito Santo. O veículo perdeu o controle e capotou, mobilizando equipes de resgate para o local.
A comunidade ribeirinha da Foz do Rio Itapemirim, em Marataízes, será oficialmente reconhecida como Ponto de Memória durante os dias 14, 15 e 16 de agosto, por meio do projeto “Ponto de Memória: Foz do Itapemirim”.

Compartilhar postagem

Dino abre inquérito contra Bolsonaro com base em parecer da CPI da Covid

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x