O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quarta-feira (17) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus três filhos e mais 20 aliados. A decisão tem como base o relatório da CPI da Covid-19, aprovado em 2021.

De acordo com Dino, o documento da CPI apresentou provas suficientes para justificar uma investigação policial. O ministro destacou indícios de crimes contra a administração pública, incluindo fraudes em licitações, superfaturamento, contratos com empresas de fachada e desvio de recursos públicos.
A Polícia Federal terá agora 60 dias para aprofundar as apurações, prazo que pode ser prorrogado. A decisão acontece apenas dois dias após a Câmara aprovar a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a prisão e o andamento de processos criminais contra deputados e senadores.
No total, 24 pessoas serão investigadas, entre elas políticos, ex-ministros, empresários e influenciadores. Entre os nomes citados estão Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, além de Carla Zambelli, Ricardo Barros, Onyx Lorenzoni, Luciano Hang, Carlos Wizard, Ernesto Araújo e Allan dos Santos.
A CPI da Covid havia apontado, em 2021, omissões graves do governo federal, como o atraso na compra de vacinas, a condução não técnica da pandemia e possíveis crimes contra a humanidade em episódios como o colapso de oxigênio em Manaus. Apesar de a PGR ter arquivado parte das denúncias, a PF solicitou acesso às provas e concluiu pela necessidade de dar continuidade às investigações — agora acolhidas por Dino.
35phfunlogin is pretty straightforward. Easy to log in, easy to play. Nothing fancy, but gets the job done! If you like it simple, this is for you. 35phfunlogin