O documentário The Fake Judge já tem data confirmada para chegar ao público brasileiro: 1º de novembro, diretamente no YouTube. A produção, roteirizada e dirigida pelo jornalista português Sérgio Tavares, ganhou repercussão internacional após exibições em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos.
Antes do lançamento oficial, no dia 29 de outubro, Tavares fará uma transmissão ao vivo no Instagram, exibindo a íntegra do material. Nas últimas semanas, o jornalista divulgou 25 trechos no YouTube, alimentando a curiosidade de milhares de brasileiros interessados na investigação que aborda a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“As pessoas invariavelmente choram assistindo ao filme. Eu mesmo choro nas sessões, mesmo tendo produzido. Portanto, a expectativa é muito grande para a chegada dele no YouTube”, declarou Tavares, em entrevista concedida de Ibiza, na Espanha.
Sessões internacionais
O filme foi exibido em cidades como Lisboa, Porto, Braga, Algarve e Portimão, além de sessões em Barcelona e Paris, todas esgotadas. Nos Estados Unidos, a produção também atraiu atenção, incluindo de Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado norte-americano, que tem proximidade com a Casa Branca.
No próximo dia 30 de outubro, a obra será apresentada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), para todos os deputados. O jornalista afirma que busca apoio para que as sanções da Lei Magnitsky também sejam aplicadas na Europa. Outras sessões ainda estão previstas em Frankfurt, Madri e Londres.
Com o título completo The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath (“O falso juiz: a história de uma nação nas mãos de um psicopata”), o filme promete ampliar os debates sobre a democracia brasileira.
Apesar do sucesso internacional, The Fake Judge não deve concorrer a grandes premiações do cinema. Nelas, a expectativa recai sobre o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, já disponível na Netflix e apontado pela revista Variety como forte candidato ao Oscar.
não vejo a hora
Estou doida para ver esse documentário
Quero ver
.