10 – novembro – 2025
10 novembro, 2025

Espírito Santo amplia Central de Libras e adere a plano federal para inclusão de pessoas com deficiência

Fabiano Facini

O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade.

Inclusão em foco: Espírito Santo reforça compromisso com pessoas com deficiência e expande atendimento em Libras

O Espírito Santo deu um importante passo em direção à ampliação da inclusão e acessibilidade. Nesta quarta-feira (08), o governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL) e oficializou a adesão do Estado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal. Com essa adesão, o Estado passa a ter acesso a recursos de um pacote nacional de R$ 6,5 bilhões destinados à promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Durante a solenidade, Casagrande reforçou que cerca de 7% da população capixaba possui algum tipo de deficiência, e que é dever do poder público garantir acolhimento, igualdade de oportunidades e dignidade. Ele citou iniciativas já implantadas no Estado, como o Transcol + Acessível e o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, como exemplos de políticas públicas que impactam positivamente a vida dos cidadãos.

Um dos destaques da cerimônia foi o anúncio da expansão da Central de Libras, que agora passa a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento via videochamada, acessível de qualquer lugar. Antes, o serviço era restrito aos ambientes dos prédios públicos estaduais. Em 2023, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. Só em 2024, já ultrapassou a marca de mil interações.

O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito por meio do aplicativo “Icom”, disponível para Android, iOS e Windows, ou através de um link direto e QR Codes afixados em repartições públicas. A iniciativa facilita a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e ouvintes, promovendo inclusão real e imediata.

O subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, ressaltou que o termo assinado com o Governo Federal representa um marco para os grupos vulnerabilizados e reforça a responsabilidade do Estado em ampliar os serviços voltados a essas comunidades.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, também esteve presente e destacou que o plano Novo Viver Sem Limite envolve 95 ações em sua primeira etapa, com a participação de 11 ministérios, sendo construído de forma cooperativa entre governos, estados e municípios.

A expectativa agora é que, com a adesão formalizada, o Espírito Santo apresente projetos estruturados em 45 eixos que envolvem áreas como educação, saúde, mobilidade, assistência social, cultura, trabalho, direitos humanos e esporte, garantindo mais dignidade e inclusão para milhares de capixabas.

Perguntar ao ChatGPT
0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu, neste domingo (31 de agosto), um boletim meteorológico alertando para a previsão de tempo severo durante os primeiros dias de setembro em diversas regiões do Estado. Após um fim de agosto marcado por pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, a entrada de uma massa de ar polar e a persistência da instabilidade geográfica acendem o sinal de atenção para os capixabas.
Cachoeiro de Itapemirim está aproveitando a visibilidade da 36ª edição da Cachoeiro Stone Fair, a maior feira de rochas ornamentais da América Latina, para dar um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico do município. Durante o evento, que segue até sexta-feira (29), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, a Prefeitura lançou oficialmente o projeto da Cidade Industrial de Pacotuba, que será implantada na região sul da cidade.
Nesta sexta-feira, 20 de junho, o Flamengo entra em campo contra o Chelsea, em confronto decisivo pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025. O duelo está marcado para às 15h (horário de Brasília) e será disputado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia .
O governo Lula propôs o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para a obtenção da CNH. O setor alerta para risco de fechamento de 15 mil empresas e até 170 mil demissões. Entenda o que muda e o impacto econômico e social da medida.
Estudos indicam que motoristas com TDAH têm o dobro de chance de se envolver em acidentes devido a comportamentos impulsivos e falta de foco. Especialistas alertam para cuidados extras no trânsito e reforçam a importância do tratamento e da conscientização.
Em uma iniciativa conjunta, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), participou de uma reunião virtual promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para discutir os desafios enfrentados pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no município.

Compartilhar postagem

Espírito Santo amplia Central de Libras e adere a plano federal para inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x