8 – novembro – 2025
8 novembro, 2025

Espírito Santo amplia uso de câmeras corporais e inaugura Sala de Situação para monitoramento prisional

Fabiano Facini

O Governo do Espírito Santo deu mais um passo importante para fortalecer a segurança pública e modernizar a gestão prisional. Na manhã desta sexta-feira (29), o governador Renato Casagrande anunciou a aquisição de 400 novas câmeras corporais para a Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). O investimento amplia o uso da tecnologia já em andamento desde 2023, garantindo mais proteção aos agentes, custodiados e à sociedade.

Além dos novos equipamentos, a Secretaria da Justiça (Sejus) implantou o projeto piloto da Sala de Situação, um centro de controle e monitoramento em tempo real. O espaço conta com tecnologia de ponta, como videowall, inteligência analítica e acompanhamento via GPS, permitindo uma supervisão mais ágil e eficiente das atividades nas unidades prisionais.

Segundo o governador Casagrande, a expectativa é ampliar o número de câmeras para até 2.800 nos próximos anos. Os equipamentos gravam áudio e vídeo em alta definição, possuem autonomia de até 14 horas e permitem transmissão ao vivo de ocorrências, aumentando a capacidade de resposta em situações críticas, como motins, fugas e escoltas.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou que as câmeras corporais são um marco para o sistema prisional capixaba, pois aumentam a transparência e reduzem controvérsias sobre condutas dos agentes. Já a policial penal Paula Vicentini ressaltou que a tecnologia assegura direitos dos custodiados, fortalece a segurança jurídica e garante mais respaldo para o trabalho policial.

Na primeira etapa, as câmeras já foram distribuídas em unidades como o CDPS (Serra), CDPG (Guarapari), CPFC (Cariacica) e no Complexo Penitenciário de Viana. Gradualmente, o sistema será expandido para todas as unidades do Estado.

Com a regulamentação feita pela Sejus e PPES, o uso dos equipamentos passa a ser obrigatório em ações de contenção, escoltas, movimentações de presos, revistas, patrulhamentos e atendimentos de ocorrências. A gestão centralizada das imagens ficará sob responsabilidade da Subsecretaria de Inteligência Penitenciária (SIP).

A iniciativa coloca o Espírito Santo entre os estados mais avançados do Brasil no uso de tecnologia para segurança prisional, reforçando o compromisso com a transparência, o respeito aos direitos humanos e a eficiência operacional.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O início da manhã desta terça-feira (22) foi marcado por um grande susto para moradores do bairro Amaral, em Cachoeiro.
Maycon Silva, hoje comandante da equipe Sub‑17, dará um passo importante na carreira ao assumir também a função de auxiliar técnico na equipe profissional do Estrela do Norte FC, de Cachoeiro de Itapemirim.
A segurança pública de Marataízes recebeu um importante reforço nesta quarta-feira (16 de julho), com a entrega de duas novas viaturas e rádios comunicadores para a Guarda Civil Municipal (GCM).
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos confirmou que a moeda de US$ 1 com rosto de Donald Trump é real e faz parte das comemorações dos 250 anos da independência americana, em 2026. O projeto, no entanto, levanta debates jurídicos sobre sua legalidade, já que leis americanas proíbem retratos de pessoas vivas em moedas.
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo e a Guarda Municipal de Marataízes resultou na prisão de um homem acusado de furtar uma açaiteria na madrugada da última sexta-feira (18), no balneário de Jacarandá,
O Balneário de Castelhanos, em Anchieta, será o palco da 9ª edição do Festival da Moqueca Capixaba, marcado para acontecer entre 4 e 7 de setembro de 2025. Organizado pela Associação Comercial de Castelhanos em Ação e pelo Clube Capixaba, com apoio da Setur-ES (Secretaria do Turismo), o evento promete uma verdadeira celebração dos sabores, da cultura e das belezas naturais da região sul do Espírito Santo.

Compartilhar postagem

Espírito Santo amplia uso de câmeras corporais e inaugura Sala de Situação para monitoramento prisional

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x