7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Espírito Santo conquista Nota A+ e se consolida como referência nacional em gestão fiscal

Fabiano Facini

O Espírito Santo mais uma vez se destacou no cenário nacional ao conquistar a Nota A+ no Prêmio Qualidade da Informação 2025, concedido pelo Tesouro Nacional. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (15), em Brasília, confirma a posição do Estado como referência em transparência, equilíbrio fiscal e responsabilidade na gestão pública.

A classificação A+ foi instituída em 2024 pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para reconhecer os entes federativos que atingem o mais alto nível de excelência na gestão das contas públicas. Para alcançá-la, é necessário obter desempenho máximo nos três indicadores que compõem a Capacidade de Pagamento (Capag) — endividamento, poupança corrente e liquidez — além da Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 critérios relacionados à precisão e consistência dos dados enviados ao sistema Siconfi.

O governador Renato Casagrande, presente à solenidade, destacou a importância da conquista.

“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+, resultado de uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com o bem-estar dos capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades”, afirmou.

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, ressaltou que a premiação é fruto de uma gestão comprometida com a eficiência.

“Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Mais do que um indicador, é a prova de que o Espírito Santo está preparado para crescer de forma sustentável. Esse prêmio é resultado do trabalho sério de toda a equipe da Secretaria da Fazenda e reforça a credibilidade do Estado junto a investidores”, destacou.

Além do Espírito Santo, apenas outros seis estados foram reconhecidos com a Nota A+: Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.

Com o reconhecimento, o Espírito Santo reforça sua posição de destaque no país, garantindo maior segurança para atrair investimentos e ampliar a capacidade de promover políticas públicas que impactem diretamente a qualidade de vida da população.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
1 dia atrás

Just installed z7gameapk. Super simple download and the graphic are quite refreshing for an apk. If you need to find something to play on the go, this is a good option: z7gameapk

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Na noite desta segunda-feira (15), o Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu um grande público que empurrou o Estrela do Norte do início ao fim. No entanto, o apoio da torcida não foi suficiente para evitar a derrota por 1 a 0 diante do Pinheiros, em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Capixaba Série B 2025.
O Balneário de Castelhanos, em Anchieta, será o palco da 9ª edição do Festival da Moqueca Capixaba, marcado para acontecer entre 4 e 7 de setembro de 2025. Organizado pela Associação Comercial de Castelhanos em Ação e pelo Clube Capixaba, com apoio da Setur-ES (Secretaria do Turismo), o evento promete uma verdadeira celebração dos sabores, da cultura e das belezas naturais da região sul do Espírito Santo.
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim vive um momento de fortalecimento nas ações de segurança alimentar. A padaria do Banco de Alimentos, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), retomou suas atividades e passou a produzir mais de mil pães por dia. A iniciativa tem impacto direto na alimentação de centenas de pessoas, beneficiando instituições sociais que oferecem acolhimento, apoio e serviços essenciais à comunidade.
Em maio de 2025, o Espírito Santo registrou 69 homicídios dolosos, o menor número para o mês desde o início da série histórica em 1996. De janeiro a maio, foram contabilizados 406 assassinatos, representando uma redução de 12% em relação ao mesmo período de 2021, que teve 462 casos. Esse resultado supera o recorde anterior de 2019, com 449 homicídios no mesmo intervalo
A Prefeitura de Marataízes realizou, nesta sexta-feira (11), uma importante ação intersetorial que beneficiou a comunidade do bairro Pontal com uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, cidadania e lazer

Compartilhar postagem

Espírito Santo conquista Nota A+ e se consolida como referência nacional em gestão fiscal

Compartilhar

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x