22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Espírito Santo sedia diálogo global sobre financiamento climático e transições justas rumo à COP30

Fabiano Facini

O Palácio Anchieta, em Vitória, tornou-se nesta semana o centro das atenções para líderes nacionais e internacionais ao sediar o “Global Policy Dialogue: Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”

O Palácio Anchieta, em Vitória, tornou-se nesta semana o centro das atenções para líderes nacionais e internacionais ao sediar o “Global Policy Dialogue: Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”. O evento, que teve início na quinta-feira (17) e segue até esta sexta (18), reúne representantes de diversos países para discutir estratégias e ações sobre mudanças climáticas, financiamento sustentável e desenvolvimento equilibrado.

A abertura contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também presidente do Consórcio Brasil Verde, que destacou a importância do encontro para o estado e para o país.

Estamos aqui para apresentar o que o Espírito Santo tem feito no campo da sustentabilidade, mas, principalmente, para ouvir, aprender e fortalecer parcerias. O mundo precisa de um planeta equilibrado e sustentável, e estamos empenhados nesse objetivo”, afirmou Casagrande.

O evento serve como preparativo para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

   Entre os participantes estão nomes de peso como o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, além de representantes de países como Alemanha, África do Sul, Argentina, Barbados, Canadá, China, Equador, França, Índia, México, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e da União Europeia.

A programação inclui sessões temáticas, grupos de debate e plenárias, voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para o enfrentamento das mudanças climáticas. O evento busca consolidar medidas e estratégias para a promoção de transições justas, garantindo que o combate às mudanças climáticas caminhe junto com o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

Outros temas em pauta são o fortalecimento da governança climática global, o papel estratégico dos governos subnacionais, e a necessidade urgente de ampliar o financiamento climático para países em desenvolvimento.

O Espírito Santo se consolida, assim, como protagonista nas discussões globais sobre clima e sustentabilidade, demonstrando seu compromisso em contribuir ativamente para um futuro mais justo e ambientalmente responsável.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Cachoeiro de Itapemirim está brilhando na Feira dos Municípios 2025, evento que reúne todas as cidades capixabas no Pavilhão de Carapina, na Serra, até o dia 6 de julho.
Em meio à superação de uma das maiores tragédias naturais de sua história, o município de Roca Sales, no Vale do Taquari (RS), se prepara para um projeto ousado e inspirador: a construção de uma réplica da Arca de Noé em tamanho real, com vista privilegiada para o Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua de Cristo do Brasil.
Em 12/06/2025, o Boeing 787‑8 da Air India caiu logo após decolar de Ahmedabad, matando +240 e deixando 1 sobrevivente — entenda o caso.
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de Castelo, realizou na manhã desta terça-feira (12) uma operação de combate ao tráfico de drogas no município. A ação, desencadeada no bairro Niterói, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra duas mulheres investigadas, de 40 e 27 anos, resultando na apreensão de uma expressiva quantidade de entorpecentes.
Em 28 de maio de 2025, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, iniciou um debate sobre a possibilidade de implementar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de três unidades de Pronto Atendimento: Paulo Pereira Gomes, UPA do Marbrasa e UPA de Itaóca Pedra. O objetivo é melhorar o atendimento à população e reduzir a necessidade de transferir pacientes para outras cidades.
“Alô, meu parceiro! Tá vivo? Então bora parar de ser planta e se hidratar de chope porque ES tá pegando fogo esse finde, e não é previsão do tempo não, é evento mesmo! Ou tu cola ou vai ficar em casa abraçado com a Netflix igual um carente.”

Compartilhar postagem

Espírito Santo sedia diálogo global sobre financiamento climático e transições justas rumo à COP30

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x