22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Forças Armadas Brasil: munição só dura 30 dias e ministro alerta sobre crise

Redação

O ministro da Defesa, José Múcio, fez um alerta grave sobre a situação das Forças Armadas Brasil: falta de combustível, peças e munição. Segundo ele, o País tem apenas 30 dias de munição, expondo vulnerabilidade estratégica e necessidade de mais investimentos.

O Brasil enfrenta uma crise estratégica nas Forças Armadas Brasil, conforme apontou o ministro da Defesa, José Múcio, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ele alertou que o País dispõe de munição apenas para 30 dias e enfrenta escassez de combustível e peças para manutenção de equipamentos militares.

“Temos bastante equipamento, mas não temos dinheiro para combustível nem para peças. O resultado é que adiamos contratos e pagamos juros que equivalem a submarinos e aviões inteiros”, afirmou Múcio, ressaltando que o investimento em defesa equivale a apenas 1,04% do PIB, abaixo do recomendado mínimo de 2%.

O ministro destacou que essa realidade compromete a soberania nacional e a capacidade de proteção das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas. A chamada “fronteira seca” do Mato Grosso do Sul, com Paraguai e Bolívia, sofre com entrada de contrabando e drogas, demonstrando a vulnerabilidade gerada pelo subfinanciamento.

José Múcio também defendeu a valorização da indústria de defesa nacional, composta por 270 empresas estratégicas que geram 3 milhões de empregos, e reforçou que Exército, Marinha e Aeronáutica devem permanecer instituições de Estado, apartidárias.

Nos últimos meses, comandos das três Forças Armadas têm expressado insatisfação com a gestão atual, apontando risco de obsolescência de equipamentos e defasagem tecnológica. A situação crítica inclui a frota de veículos e navios, sistemas de monitoramento e infraestrutura bélica, comprometendo a capacidade de enfrentar conflitos ou ameaças externas.

O ministro alertou que investir em defesa não é militarizar a agenda nacional, mas garantir soberania, segurança e competitividade internacional. Segundo Múcio, o subfinanciamento crônico ameaça não apenas as Forças Armadas, mas a credibilidade e a posição geopolítica do Brasil, comprometendo objetivos estratégicos como a presença no Conselho de Segurança da ONU.

O alerta das Forças Armadas do Brasil evidencia a urgência de revisão de prioridades orçamentárias e reforça a necessidade de investimentos estruturais imediatos em tecnologia, logística e pessoal.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de Castelo, realizou na manhã desta terça-feira (12) uma operação de combate ao tráfico de drogas no município. A ação, desencadeada no bairro Niterói, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra duas mulheres investigadas, de 40 e 27 anos, resultando na apreensão de uma expressiva quantidade de entorpecentes.
Um grande golpe contra o tráfico interestadual foi desarticulado na manhã desta segunda-feira (14) em Cachoeiro de Itapemirim,
O Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que ganhou da opinião pública a denominação do PL da Devastação, tem merecido uma saraivada de críticas pelos retrocessos que introduz neste importante instrumento da Política Ambiental Brasileira.
Uma tarde que poderia terminar em tragédia se transformou em um ato de coragem e alerta para quem frequenta as praias do litoral capixaba.
Em um domingo marcado por fé, emoção e memória, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou com grande devoção a tradicional Festa de São Pedro. O evento, que ocorreu no dia 29 de junho no campo do Grêmio Santo Agostinho, reuniu fiéis de diversos bairros e paróquias da região, consolidando-se como uma das maiores expressões religiosas da cidade.

Compartilhar postagem

Forças Armadas Brasil: munição só dura 30 dias e ministro alerta sobre crise

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x