ICMBio Abre Seleção para Brigadistas Temporários no Parque Nacional do Caparaó

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais que atuarão no Parque Nacional do Caparaó, localizado em Alto Caparaó, Minas Gerais.
Picture of Fabiano Facini

Fabiano Facini

Compartilhar

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais que atuarão no Parque Nacional do Caparaó, localizado em Alto Caparaó, Minas Gerais. Ao todo, estão sendo oferecidas oito vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva para futuras contratações.

As oportunidades são voltadas para a área de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Do total de vagas, cinco são para o cargo de Brigadista (Nível I) e três para Chefe de Esquadrão (Nível II). A exigência mínima para ambas as funções é possuir ensino fundamental incompleto, o que amplia as possibilidades de acesso a candidatos da região que desejam ingressar no serviço ambiental.

Os aprovados receberão remuneração mensal que varia entre um salário mínimo e um salário mínimo e meio, conforme o cargo exercido, além de benefícios legais previstos para a função.

As inscrições estarão abertas entre os dias 4 de agosto e 5 de setembro de 2025, podendo ser feitas de forma presencial, na Sede Administrativa do Parque Nacional do Caparaó (Vale Verde, Zona Rural), das 8h às 12h e das 13h às 16h, ou ainda por meio do e-mail: parnacaparao@icmbio.gov.br.

O processo de seleção será dividido em duas etapas. A primeira consiste em um Teste de Aptidão Física (TAF) e um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA). Já a segunda etapa será um Curso de Formação de Brigada, necessário para o exercício das atividades de combate e prevenção a incêndios no parque.

O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um, de acordo com a necessidade administrativa. A iniciativa busca fortalecer a atuação do ICMBio na proteção da biodiversidade da região do Caparaó, especialmente durante o período de seca, quando aumentam os riscos de queimadas.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Publicidade

Veja também

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta sexta-feira (01),…
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou…
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria…
Neste sábado, 2 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim será palco…
O Espírito Santo amanheceu em luto nesta quinta-feira (31) com…
Publicidade
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x