7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Marataízes celebra cultura com Festival de Quadrilhas Juninas neste sábado (28)

Fabiano Facini

Neste sábado, 28 de junho de 2025, a cidade de Marataízes será palco do Festival de Quadrilhas Juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secult). A partir das 19h, a charmosa e festiva Praça da Barra recebe essa celebração gratuita e aberta ao público que promete reunir famílias, moradores e visitantes para celebrar e resgatar as tradições da cultura junina capixaba.

Neste sábado, 28 de junho de 2025, a cidade de Marataízes será palco do Festival de Quadrilhas Juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (Secult). A partir das 19h, a charmosa e festiva Praça da Barra recebe essa celebração gratuita e aberta ao público que promete reunir famílias, moradores e visitantes para celebrar e resgatar as tradições da cultura junina capixaba.

A expectativa dos organizadores é criar uma atmosfera acolhedora que fortaleça o sentido comunitário e promova o resgate das raízes culturais. O festival ocorre poucos dias após o aniversário da sanção da Lei federal nº 14.901/2024, que reconheceu deslocando as quadrilhas juninas como Patrimônio Cultural do Brasil. A iniciativa ganha ainda mais importância, já que as quadrilhas, derivadas das danças de salão europeias do século XVIII, ganharam identidade própria e se tornaram símbolo da cultura nacional .

Durante a noite, diversas agremiações apresentarão coreografias, roupas típicas e muita animação, embaladas por músicas tradicionais nordestinas. As quadrilhas juninas não apenas refletem a história e a alegria das festas de São João, mas também são reconhecidas como importantes vetores de desenvolvimento social e turístico, atraindo atenção da população local e visitantes .

De acordo com Maristela Leonardo da Silva, secretária de Cultura, “promover o Festival de Quadrilhas Juninas é reafirmar nosso compromisso com a cultura popular, com a tradição e com os artistas que mantêm viva essa arte tão rica e vibrante. É um momento de celebração, mas também de fomento à economia criativa, que movimenta as comunidades e gera oportunidades” .

O evento, além de gratuito, é pensado para ser um ponto de encontro para todas as gerações. Crianças, jovens, adultos e idosos poderão prestigiar as apresentações – danças marcadas pela tradição e pela criatividade –, e ainda interagir com barracas de comidas típicas e exibições culturais paralelas, que reforçam a atmosfera junina. A organização acredita que o festival será mais um reforço à identidade cultural de Marataízes, fortalecendo a coesão social e a valorização da história local .

O Festival de Quadrilhas Juninas promete ser um dos eventos mais memoráveis de 2025 em Marataízes. Com seus trajes coloridos, ritmos contagiantes e coreografias envolventes, a programação cultural dá voz a diversas manifestações populares – atuando como incentivo às novas gerações para conhecer e preservar as tradições. A expectativa é que o evento atraia um grande público, gere visibilidade regional e alavanque a economia local.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A 40ª edição da Feira da Bondade de Cachoeiro de Itapemirim promete ser histórica. O evento, que já é considerado um dos maiores encontros sociais e culturais do Espírito Santo, contará com uma atração musical de peso: a Banda Djavú. O show está confirmado para o dia 11 de outubro (sábado), no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, e promete embalar o público com sucessos que marcaram época no tecnobrega e que continuam a animar multidões em todo o país.
A 6ª rodada da Série B do Campeonato Capixaba chega ao fim nesta segunda-feira (15) com um confronto que promete fortes emoções. No Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Estrela recebe o Pinheiros às 19h30, em um duelo que fecha a rodada e tem grande peso na tabela da competição.
A Prefeitura de Marataízes, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), anunciou o início da Campanha de Castração de Cães, dentro do Programa Pet Vida. A iniciativa busca controlar a população canina no município, com atenção especial a cadelas errantes, animais de tutores em situação de vulnerabilidade social e famílias inscritas no CadÚnico.
Ao longo do mês de julho, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza uma série de atividades em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Prepare o look, aqueça o gogó e já separa o colírio, porque o Espírito Santo vai tremer com tanta programação boa de sexta (11) a domingo (13). Se ficar em casa, depois não diga que ninguém avisou!
Uma multidão de mais com milhares de pessoas tomou as ruas de Londres em uma manifestação pró-liberdades e em homenagem a Charlie Kirk. O evento, liderado por Tommy Robinson, defendeu o patriotismo e o controle das fronteiras, mas também enfrentou protestos contrários e forte presença policial.

Compartilhar postagem

Marataízes celebra cultura com Festival de Quadrilhas Juninas neste sábado (28)

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x