16 – novembro – 2025
16 novembro, 2025

Marataízes celebra raízes culturais no 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim

Fabiano Facini

No dia 2 de agosto de 2025, a cidade de Marataízes será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com o 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim.

No dia 2 de agosto de 2025, a cidade de Marataízes será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com o 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim.

O evento começa às 15h, no Centro de Convivência Renascer, e tem como objetivo resgatar, valorizar e manter vivas as tradições herdadas das comunidades negras da região.

A programação inclui uma missa afro-brasileira, conduzida pelo Padre Roberto Luís Ferreira, e uma homenagem à Mestra Astrogilda Ribeiro dos Santos, importante nome na preservação do congo e do jongo no Espírito Santo. Diversos grupos culturais irão se apresentar, como o Jongo de Memória de Marataízes – Maria Preta e Zé Porto, Jongo Pátria Mãe Brasil, Grupo Congo Panela de Barro, Folia de Reis São Sebastião, grupos de capoeira da APAE e da Escola de Capoeiragem de Bom Jesus do Norte, entre outros.

O festival foi idealizado pela produtora cultural Bárbara Pérez, com realização da Academia Marataizense de Letras e apoio da Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Assistência Social, além do financiamento do Funcultura da Secult-ES.

Alunos da Escola Estadual Presidente Kennedy também participarão como parte de uma ação educativa, reforçando o papel do jongo e do caxambu como instrumentos de aprendizado e construção de identidade. O evento ainda contará com apresentações de danças do ventre e de grupos folclóricos portugueses.

Mais do que um festival, a iniciativa representa um marco na valorização da cultura afrodescendente, promovendo o respeito às tradições e incentivando a continuidade desses saberes entre as novas gerações.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O histórico Salão Oval da Casa Kosciuszko Leão Barbosa, no largo da Cidade Alta, vizinho ao Palácio Anchieta, foi o cenário escolhido para o lançamento acadêmico da biografia “O Enigma Ferraço – A saga do político mais longevo do Brasil”, escrita pelo jornalista e biógrafo Romulo Felippe.
Nesta quarta-feira, dia 16, o Sine Cachoeiro de Itapemirim disponibiliza 116 oportunidades de emprego voltadas a profissionais de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação
A 6ª rodada da Série B do Campeonato Capixaba chega ao fim nesta segunda-feira (15) com um confronto que promete fortes emoções. No Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Estrela recebe o Pinheiros às 19h30, em um duelo que fecha a rodada e tem grande peso na tabela da competição.
O Governo do Espírito Santo vai realizar o maior investimento da história do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FUNPAES). Nesta sexta-feira (15), o governador Renato Casagrande anunciou a destinação de R$ 485 milhões para melhorias na infraestrutura escolar, ampliação de vagas e modernização das redes municipais de ensino. O recurso vai contemplar todos os 75 municípios capixabas, beneficiando diretamente milhares de estudantes.
Cachoeiro de Itapemirim, segurança pública, homicídios, prevenção, Estado Presente, Theodorico Ferraço, Júnior Corrêa, Cleyton Siqueira, tranquilidade, policiamento de Itapemirim acaba de registrar um marco histórico na área da segurança pública: o município completou 86 dias consecutivos sem homicídios. Mais do que uma estatística, o resultado representa vidas preservadas, famílias protegidas e um sentimento crescente de tranquilidade entre os moradores.
Na noite de 25 de agosto de 2025, em Cachoeiro , o Estrela do Norte FC mostrou sua força dentro de campo ao aplicar uma sonora goleada por 4 a 0 sobre o SC Brasil Capixaba, na terceira rodada da Série B do Campeonato Capixaba. A partida foi disputada no Estádio Sumaré, onde mais uma vez o clube teve o apoio fervoroso da torcida, fundamental para manter o “Gigante do Sumaré” motivado e em alta na competição. .

Compartilhar postagem

Marataízes celebra raízes culturais no 1º Festival de Jongo e Caxambu do Vale do Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x