8 – novembro – 2025
8 novembro, 2025

Marataízes marca presença em evento de lançamento da 6ª Teia Nacional em Aracruz

Fabiano Facini

O município de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participou nesta terça-feira (15) do evento oficial de lançamento da 6ª Teia Nacional, realizado no Território Indígena Tupiniquim e Guarani, em Aracruz,

O município de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participou nesta terça-feira (15) do evento oficial de lançamento da 6ª Teia Nacional, realizado no Território Indígena Tupiniquim e Guarani, em Aracruz, no norte do Espírito Santo. Representando a cidade, estiveram presentes a superintendente de Fomento à Cultura, Petruska Veiga, e o diretor de Cultura, Silas Lima, reforçando o compromisso de Marataízes com as políticas públicas de cultura e diversidade.

A Teia Nacional é uma iniciativa do Ministério da Cultura, coordenada pela Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural, em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, o Governo do Estado do Espírito Santo e demais instituições. O evento marcou o início das ações preparatórias para a grande mobilização cultural prevista para 2026, quando acontecerá a 6ª edição da Teia em Aracruz.

Com mais de 21 anos de história, a Teia Nacional é reconhecida como um dos principais fóruns de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Cultura Viva no Brasil, certificando mais de sete mil grupos e entidades culturais em todo o país como Pontos de Cultura. Esta edição, em especial, trará um importante debate sobre a emergência climática e a valorização do bem viver, destacando o papel das comunidades tradicionais e dos saberes ancestrais na construção de um país mais justo e sustentável.

A 6ª Teia será histórica: a primeira a acontecer fora de uma capital e dentro de um território indígena. Aracruz, que abriga a maior população indígena aldeada do Espírito Santo, será palco de um encontro que deve reunir mais de cinco mil participantes em uma programação intensa que inclui festival cultural com mais de 100 atrações, palestras, oficinas, rodas de conversa, debates, encontros setoriais, acampamento do Bem Viver, feira de economia solidária e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.

O evento de lançamento contou com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, do Governador Renato Casagrande, do Secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, além de prefeitos, lideranças culturais, representantes de movimentos sociais e indígenas, reforçando a relevância e o compromisso das políticas públicas culturais com a diversidade e os direitos dos povos originários.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O zagueiro Willyan Rocha, natural do Espírito Santo, iniciou um novo capítulo em sua carreira ao ser anunciado como reforço do Al-Jazira Club, dos Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira (12). A transferência ocorreu por aproximadamente 6 milhões de euros – cerca de R$ 38 milhões – após sua saída do CSKA Moscou. .
A sessão da Câmara Municipal de Marataízes desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, ganhou contornos de tensão política após o pronunciamento do vereador Cleverson Maia (Podemos), que retornou ao Legislativo depois de deixar o cargo de secretário de Saúde. Em discurso firme, ele afirmou que “existe uma quadrilha dentro da prefeitura” e prometeu que sua atuação, agora de volta ao plenário, terá como objetivo principal combater o que chamou de esquema interno.
Em mais um passo para fortalecer a segurança pública, o Governo do Espírito Santo entregou, nesta sexta-feira (8), um total de 2.325 pistolas Glock à Polícia Militar do Estado (PMES). A solenidade aconteceu na Academia da Polícia Militar, em Cariacica, com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.
Comemorando 12 anos de atuação e sucesso, a Paula Tour, sediada em Marataízes (ES), se consolida cada vez mais como uma das empresas de excursão mais queridas do Estado.
A Globo cortou quase todas as cenas de José Dumont na reprise de “Terra Nostra”, após o ator ser condenado por pedofilia e armazenamento de pornografia infantil.
Após mais de duas décadas de espera, a comunidade de Alto Moledo, em Cachoeiro de Itapemirim, finalmente vê se tornar realidade o asfaltamento da estrada que liga a localidade à área urbana do município.

Compartilhar postagem

Marataízes marca presença em evento de lançamento da 6ª Teia Nacional em Aracruz

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x