15 – novembro – 2025
15 novembro, 2025

Ministério Público leva primeira edição do projeto “MP nas Comunidades” a Cachoeiro de Itapemirim

Fabiano Facini

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, no último sábado (23), em Cachoeiro de Itapemirim, a primeira edição do projeto “MP nas Comunidades”. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo aproximar a instituição da sociedade e ampliar o acesso da população à defesa de seus direitos fundamentais, oferecendo atendimento direto e serviços essenciais.

A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor Deusdedit Baptista, localizada no bairro Coramara, das 8h às 12h. Durante toda a manhã, promotores de Justiça estiveram à disposição da comunidade para ouvir demandas, oferecer orientação jurídica e encaminhar soluções rápidas para problemas apresentados. Embora a programação tenha sido voltada, principalmente, aos moradores dos bairros Coramara, Gilson Carone, Luiz Tinoco da Fonseca e Waldir Furtado de Amorim, o atendimento foi aberto a todos os cidadãos interessados.

Além do suporte jurídico, a população pôde usufruir de uma série de serviços gratuitos em parceria com diferentes instituições. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes para aplicação de vacinas, enquanto o Procon Municipal prestou orientações sobre direitos do consumidor. O evento também destacou projetos institucionais do MPES, como o “Meu Pai tem Nome”, que facilita o reconhecimento de paternidade, a regularização do registro civil e a realização de acordos relacionados à guarda, convivência e pensão alimentícia sem necessidade de processo judicial.

Pensando no bem-estar das famílias, a organização reservou um espaço de convivência e recreação para as crianças, permitindo que os pais fossem atendidos com tranquilidade.

A secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, ressaltou o caráter inovador e transformador da iniciativa. “Esse evento tem o objetivo de aproximar o Ministério Público das comunidades, ouvir as demandas e já buscar soluções e encaminhamentos. Promotores, servidores da Prefeitura e voluntários trabalharam juntos para oferecer respostas rápidas à população. Essa é apenas a primeira edição e acreditamos que outras virão, fortalecendo esse vínculo e garantindo mais direitos aos cidadãos”, destacou.

Com esta primeira edição bem-sucedida, o “MP nas Comunidades” se apresenta como uma ferramenta de integração entre poder público e sociedade, reforçando a importância da presença ativa das instituições nas localidades e garantindo maior acesso a direitos e serviços básicos.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A madrugada desta quinta-feira (11) foi marcada por uma tragédia na BR-101, em Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Um jovem motorista de 26 anos morreu após a carreta que conduzia tombar no quilômetro 406 da rodovia, por volta das 4h50.
O Palmeiras iniciou sua trajetória no Mundial de Clubes da FIFA, realizado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, com um empate sem gols diante do Porto, na primeira rodada do Grupo A. Apesar de amplo domínio territorial e chances claras, o time brasileiro não conseguiu superar o sistema defensivo adversário, especialmente com destaque para o goleiro Cláudio Ramos
O ex-jogador Geovani Silva, 61 anos, natural de Vitória e idolatrado pela Desportiva Ferroviária e pelo Vasco da Gama, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Vitória em estado grave, porém estável .
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Coramara com uma série de intervenções importantes para o bem-estar da população.
O município de Vargem Alta, no Espírito Santo, iniciará a pavimentação da Estrada  que liga as localidades de Pombal de Cima a Alto Pombal, obra fundamental para a comunidade local. 
Na manhã desta segunda-feira (14), uma cena revoltante e, infelizmente, cada vez mais comum chocou moradores e transeuntes da Avenida Rubens Rangel, em Marataízes.

Compartilhar postagem

Ministério Público leva primeira edição do projeto “MP nas Comunidades” a Cachoeiro de Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x