15 – novembro – 2025
15 novembro, 2025

MPF acusa Jovem Pan de ser “indigna de concessão” e pede cassação de outorgas

Redação

MPF pediu ao Congresso Nacional a cassação das concessões da Jovem Pan, acusando a emissora de não respeitar os princípios constitucionais exigidos para exploração de serviço público. Segundo o movimento, a rádio teria se transformado em um “aparelho de desinformação e ataques à democracia”.

A Jovem Pan, tradicional emissora fundada em 25 de setembro de 1942, está novamente no centro de uma polêmica nacional. O Movimento Brasileiro de Fato (MPF) entrou com um pedido oficial para que o Congresso Nacional casse as concessões da emissora, alegando descumprimento de regras constitucionais que condicionam o direito de exploração de serviços de radiodifusão.

De acordo com o movimento, a Jovem Pan teria atuado de forma contrária ao interesse público, utilizando suas plataformas como “instrumento de desinformação, disseminação de notícias falsas e ataques diretos ao Estado Democrático de Direito”.

O documento protocolado sustenta que a empresa não estaria cumprindo sua função social de prestar informação de qualidade e plural ao cidadão, requisito fundamental para manter uma concessão pública.

Além disso, o MPF classificou a emissora como “indigna de concessão”, afirmando que há provas de que sua atuação feriu os limites constitucionais e comprometeu a credibilidade do jornalismo brasileiro.

O movimento pede que a Câmara e o Senado Federal analisem o caso e tomem providências para a imediata suspensão e posterior cassação das outorgas concedidas à Jovem Pan.

Essa não é a primeira vez que a emissora enfrenta questionamentos. Nos últimos anos, a linha editorial do grupo passou a ser alvo de debates intensos, principalmente durante períodos de crise política no país.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Discussão entre primos termina em tragédia em Burarama, Cachoeiro. Bruno Gava Borges foi morto a tiros após desentendimento familiar. Suspeito está foragido.
O Governo do Espírito Santo deu um passo importante rumo à melhoria da infraestrutura viária e à segurança no trânsito.
O Estrela do Norte assegurou antecipadamente uma vaga nas semifinais do Campeonato Capixaba Série B 2025 ao vencer o Forte por 1 a 0, na tarde de sábado, dia 6 de setembro, no Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. O gol que definiu o confronto foi marcado por Tiago Moura aos 34 minutos do segundo tempo
Um ataque a tiros seguido de incêndio em uma igreja mórmon em Grand Blanc (Michigan, EUA) deixou quatro mortos e oito feridos neste domingo (28/9). O suspeito, identificado como Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, lançou seu carro contra o templo, iniciou o fogo e abriu fogo contra os fiéis antes de ser morto pela polícia. O presidente Donald Trump chamou o ataque de “horrendo” e disse que parece ter sido direcionado contra cristãos. O FBI mobilizou mais de 100 agentes para investigar o caso.
No domingo (13), um pinguim foi encontrado pelos guardas-vidas na orla da praia de Marataízes (ES). O animal, visivelmente debilitado, tinha se encalhado na areia e foi prontamente socorrido até a chegada de veterinários do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar).
Nesta quinta-feira (19), o Botafogo protagonizou um dos melhores momentos da sua história recente ao derrotar o Paris Saint-Germain por 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Grupo B no Mundial de Clubes da Fifa, disputada no Rose Bowl, em Los Angeles

Compartilhar postagem

MPF acusa Jovem Pan de ser “indigna de concessão” e pede cassação de outorgas

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x