14 – novembro – 2025
14 novembro, 2025

Oruam consegue liminar no STJ para deixar prisão preventiva

Redação

O rapper Oruam, preso desde julho, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma liminar que substitui sua prisão preventiva por medidas cautelares. O artista responde por sete acusações após confronto com policiais em sua casa no Rio.

Decisão do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta sexta-feira (26), uma liminar que revoga a prisão preventiva de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. O ministro relator Joel Ilan Paciornik entendeu que não havia fundamentos concretos para manter a custódia do artista até o julgamento definitivo do recurso.

Até a noite de sexta, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio ainda não havia sido notificada oficialmente, o que manteve o rapper detido na Penitenciária Serrano Neves, em Bangu.


Argumentos da decisão

Segundo o ministro Paciornik, a prisão foi decretada com base em “fundamentos genéricos” ligados à gravidade abstrata do crime de tráfico de drogas.
Ele destacou que a quantidade de entorpecente apreendida — 73 gramas de cocaína — não justificaria, por si só, a prisão preventiva, considerando a primariedade e os bons antecedentes de Oruam.

Com isso, a prisão deverá ser substituída por medidas cautelares alternativas, como comparecimento periódico em juízo, proibição de mudança de endereço e entrega de documentos pessoais.


Prisão em julho

Oruam está preso desde 22 de julho, após se entregar um dia depois de um confronto com policiais no Joá, Zona Sudoeste do Rio. O episódio ocorreu quando a polícia tentou apreender um adolescente de 17 anos, amigo do rapper, acusado de ligação com o tráfico e de roubos de veículos.

Na confusão, houve resistência dos presentes e pedras foram lançadas contra as viaturas da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Oruam acabou indiciado por sete crimes: tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.


Histórico e defesa

Filho de Márcio Nepomuceno, o Marcinho VP — apontado pelo Ministério Público como líder do Comando Vermelho —, Oruam sempre declarou inocência. Sua defesa alega perseguição e nega envolvimento do artista com o tráfico.

Na época da prisão, ele pediu desculpas e disse que iria “dar a volta por cima”:

“Só pedir desculpa mesmo. Dizer que eu amo muito meus fãs. Eu vou dar volta por cima, tropa. Estou com Deus e tá tranquilão. Sou forte!”, declarou ao se entregar.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

MPF pediu ao Congresso Nacional a cassação das concessões da Jovem Pan, acusando a emissora de não respeitar os princípios constitucionais exigidos para exploração de serviço público. Segundo o movimento, a rádio teria se transformado em um “aparelho de desinformação e ataques à democracia”.
A greve dos servidores públicos do Espírito Santo afeta serviços essenciais como entrega de CNHs, emissão de documentos e licenças ambientais. A paralisação envolve 14 órgãos estaduais e mais de 3,8 mil funcionários.
Nesta quinta-feira, 19 de junho, o Paris Saint-Germain mede forças com o Botafogo, atual campeão da Libertadores, em confronto decisivo pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes FIFA 2025. O duelo ocorrerá no icônico Rose Bowl, em Los Angeles, a partir das 22h (horário de Brasília) .
A Globo cortou quase todas as cenas de José Dumont na reprise de “Terra Nostra”, após o ator ser condenado por pedofilia e armazenamento de pornografia infantil.
O Brasil recebe, nos dias 6 e 7 de julho de 2025, a 17ª Cúpula do BRICS, em um evento realizado no Rio de Janeiro sob presidência do País no bloco. Com o mote “Inclusive and Sustainable Global South”, o encontro reúne chefes de Estado, inclusive o presidente Lula, representando o Brasil como anfitrião .
O Estrela do Norte vem de uma vitória heroica fora de casa e agora quer transformar o estádio Sumaré em um verdadeiro caldeirão neste sábado (06), às 16h, contra o Forte, pela 5ª rodada do Capixabão Série B. Depois do triunfo eletrizante sobre o Serra, por 2 a 1, decidido nos acréscimos com um golaço de Anderson em cobrança de falta, a expectativa é de que a torcida alvinegra faça a diferença e empurre o time rumo a mais uma vitória.

Compartilhar postagem

Oruam consegue liminar no STJ para deixar prisão preventiva

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x