14 – novembro – 2025
14 novembro, 2025

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro de 27 para 16 anos

Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão, pode ter a pena reduzida para 16 anos caso seja aprovado o Projeto de Lei da Dosimetria. O texto, relatado por Paulinho da Força, propõe mudanças nas penas para crimes de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

A pena de 27 anos e 3 meses de prisão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro pode cair para 16 anos, caso avance o Projeto de Lei da Dosimetria (PL da Dosimetria), em discussão na Câmara dos Deputados.

O relator do texto, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), deve apresentar a versão final na próxima segunda-feira (29). A proposta prevê revisão das penas dos crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de estabelecer que um crime absorve o outro, impedindo condenações cumulativas.

Na prática, isso reduziria os limites máximos:

  • Golpe de Estado passaria de 12 para 8 anos;

  • Abolição do Estado Democrático de Direito passaria de 8 para 6 anos.

Com a unificação, Bolsonaro poderia deixar a prisão em menos de três anos, considerando a progressão de pena.

O tema já divide ministros do STF. Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e André Mendonça entendem que os crimes se absorvem, mas divergem sobre qual deve prevalecer.

As negociações políticas para viabilizar o projeto envolvem Paulinho da Força, Aécio Neves (PSDB) e Michel Temer, com o aval dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O futuro urbano de Cachoeiro de Itapemirim está prestes a ser redesenhado.
Em meio à superação de uma das maiores tragédias naturais de sua história, o município de Roca Sales, no Vale do Taquari (RS), se prepara para um projeto ousado e inspirador: a construção de uma réplica da Arca de Noé em tamanho real, com vista privilegiada para o Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua de Cristo do Brasil.
Na noite desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação de Marataízes foi palco de um momento especial: a solenidade de formatura do Programa QualificarES, iniciativa do Governo do Estado que tem transformado vidas por meio da educação profissional gratuita. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Inovação e Tecnologia, Bruno Lamas, além do prefeito Antonio Bitencourt e grande parte do secretariado municipal.
Entre os dias 27 e 29 de junho, a cidade de Piúma, no litoral sul capixaba, se transforma em um santuário de fé, cultura, tradição e emoção. É nesse período que se celebra a Festa dos Pescadores, também conhecida como Festa de São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Um evento que vai muito além das celebrações religiosas e culturais: é uma verdadeira reverência à bravura de homens que, diariamente, enfrentam o desconhecido em nome do sustento da família.
Cachoeiro de Itapemirim está aproveitando a visibilidade da 36ª edição da Cachoeiro Stone Fair, a maior feira de rochas ornamentais da América Latina, para dar um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico do município. Durante o evento, que segue até sexta-feira (29), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, a Prefeitura lançou oficialmente o projeto da Cidade Industrial de Pacotuba, que será implantada na região sul da cidade.

Compartilhar postagem

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro de 27 para 16 anos

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x