14 – novembro – 2025
14 novembro, 2025

Por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho (e não em 14 de fevereiro)?

Fabiano Facini

O Dia dos Namorados no Brasil traz uma peculiaridade: celebra-se em 12 de junho, enquanto a maioria dos países festeja em 14 de fevereiro

O Dia dos Namorados no Brasil traz uma peculiaridade: celebra-se em 12 de junho, enquanto a maioria dos países festeja em 14 de fevereiro, data associada ao histórico padre Valentim. Essa diferença, curiosamente, não é apenas cultural, mas profundamente ligada ao marketing.

Em 270 d.C., padre Valentim desafiou a lei do imperador romano Cláudio II, que proibira soldados de se casarem. Ele continuou realizando casamentos clandestinos , quando o imperador descobriu, o padre foi preso e sentenciado à morte em 14 de fevereiro do ano 270 d.C. por isso, foi martirizado  . Mas, durante o período em que ficou preso, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim” — o que originou a prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro.

No entanto, foi apenas no século V que o papa Gelásio I o canonizou, e passou a associar-se seu dia a celebrações românticas tradicionais.

Dia de São Valentim é famoso até mesmo em alguns países muçulmanos – onde gera polêmica e protestos, muitas vezes

No Brasil, a data é diferente por uma razão totalmente comercial: em 1948, o publicitário João Dória — pai do ex-governador de São Paulo — foi contratado por lojistas para esquentar as vendas em junho. Ele associou o Dia dos Namorados à véspera de Santo Antônio, santo conhecido por “ajudar a encontrar um amor”. A escolha da data foi estratégica, posicionando-se um dia antes de 13 de junho, para impulsionar o consumo.

Unindo, então, o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país.

“Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro.

“Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro.

A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.

Slogan de propaganda do Dia dos Namorados criada por João Doria

Com o passar das décadas, 12 de junho firmou-se como uma das principais datas do calendário brasileiro. Hoje, é a terceira data comemorativa mais importante em volume de vendas no varejo nacional, movimentando bilhões de reais anualmen­te. Restaurantes enchem, presentes são trocados e declarações proliferam nas redes sociais.

Já em outros países, como Estados Unidos, países da América Latina (exceto Brasil), Canadá e grande parte da Europa, a data permanece em 14 de fevereiro. Existem ainda outras tradições localizadas: no País de Gales o Dia dos Namorados é 25 de janeiro; em partes da Espanha, celebra-se em 9 outubro; na Romênia, em 24 de fevereiro; e em Tchéquia, no dia 1º de maio .

Ao longo da história, a celebração transformou-se: deixou de ser apenas homenagem a um santo e passou a mediação de afeto e simbolismo romântico.

Jantares à luz de velas, viagens rápidas, cartões personalizados ou encontros íntimos ganharam protagonismo. Há ainda quem prefira experiências simples, como piqueniques em parques, maratona de filmes em casa, ou preparações culinárias especiais .

Essa personalização da comemoração mostra que, embora tenha origem em estratégias comerciais, o Dia dos Namorados evoluiu para incorporar diferentes formas de expressar amor. O sentido da data mudou: deixou de ser ritual padronizado e passou a ser um momento de significado individual para cada casal.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Alexandre de Moraes autorizou Chiquinho Brazão a sair da prisão domiciliar, pelo menos três vezes na semana, para realizar exercícios físicos sob recomendação médica. A decisão é provisória e não suspende as demais restrições impostas pelo STF.
A Venezuela está treinando civis para enfrentar uma possível guerra com os Estados Unidos. O governo de Nicolás Maduro mobilizou a Milícia Nacional Bolivariana em resposta ao envio de tropas americanas ao Caribe. O treinamento inclui manuseio de armas, técnicas de resistência e sobrevivência, com o objetivo de criar um escudo humano contra uma eventual intervenção militar.
Na noite desta quarta-feira (18), ocorreu um princípio de incêndio no Open de Marataízes, um dos Atacadões mais movimentados da cidade litorânea. O incidente ocorreu em um dos estabelecimentos do local e, segundo informações preliminares repassadas pelos policiais que chegaram primeiro à cena, o foco teria sido causado pela explosão de um freezer industrial.
Uma licitação milionária da Prefeitura de Anchieta para a destinação final de resíduos sólidos não perigosos está sob investigação após uma série de denúncias que levantaram suspeitas graves.
O show de Bruno & Barretto em Marataízes será realizado no dia 19 de outubro, na Praia Central, durante as comemorações dos 28 anos de emancipação política da cidade. A dupla promete um espetáculo animado e cheio de sucessos, reunindo moradores e turistas em uma grande festa à beira-mar.
Sabe aquele rolê que mistura fé, cultura, trabalho coletivo e uma dose boa de emoção? Pois é, Castelo já tá no clima pra 62ª edição da tradicionalíssima Festa de Corpus Christi. O evento rola nos dias 18 e 19 de junho, com aquele capricho que só o povo castelense sabe fazer.

Compartilhar postagem

Por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados em 12 de junho (e não em 14 de fevereiro)?

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x