22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Preta Gil: Uma vida de coragem, amor e resistência marcada pela arte e pela luta até o fim

Fabiano Facini

Preta Gil morre aos 50 anos após luta contra o câncer. Sua trajetória marcou a música, a luta social e a resistência. Relembre sua história de coragem e amor à vida.

O Brasil amanheceu de luto neste domingo com a notícia da morte de Preta Gil, aos 50 anos, vítima de um câncer agressivo. Cantora, atriz, apresentadora e empresária, Preta não foi apenas uma artista consagrada — foi um símbolo de coragem, autenticidade e resistência. Sua partida encerra uma trajetória marcada por amor à vida, defesa das minorias e enfrentamento sem medo das próprias vulnerabilidades.

Filha do cantor e compositor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha, Preta foi diagnosticada em janeiro de 2023 com um câncer no intestino. Lutou bravamente contra a doença, enfrentando cirurgias delicadas e tratamentos intensivos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde buscava alternativas inovadoras. Mesmo em meio à luta, nunca deixou de dividir sua jornada com o público, falando abertamente sobre suas dores e esperanças.

A coragem de Preta comoveu o país. “Compartilhar minhas fragilidades foi a forma que encontrei de seguir de cabeça erguida”, declarou ao receber o Prêmio Faz Diferença, em 2024.

Sua carreira foi tão marcante quanto sua vida pessoal. Estreou na música em 2003, com o disco Prêt-à-Porter, que rompeu padrões ao trazer a cantora nua na capa, desafiando preconceitos e abrindo debates sobre aceitação e empoderamento feminino.

Preta Gil era símbolo de resistência não apenas na música, mas também na luta contra o racismo, a gordofobia e pela causa LGBTQIA+, movimento do qual era defensora ativa.

Criadora do Bloco da Preta, um dos maiores sucessos do carnaval carioca, Preta também atuou em novelas, séries e filmes, além de empreender na área de marketing e entretenimento, fundando a Mynd em 2017.

Sua trajetória de vida e de luta foi eternizada em sua autobiografia “Preta Gil: Os primeiros 50”, lançada em 2024, onde ela revelou suas dores, amores e superações.

Hoje, o Brasil se despede de uma mulher que enfrentou a vida — e a morte — com a mesma intensidade com que abraçou sua arte, sua família e seus ideais.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O orçamento estadual prevê concursos ES 2026 em 27 órgãos e instituições. Entre eles, estão Polícia Militar, Polícia Civil, Iases, Idaf e Assembleia Legislativa.
A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou nesta quinta-feira (28) a etapa final do processo seletivo para a escolha dos novos diretores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. A última fase, composta por entrevistas, teve início na segunda-feira (25) e foi conduzida de forma criteriosa, reforçando o compromisso da gestão municipal com um processo transparente e democrático.
Na tarde desta quarta-feira (16), um servidor público da Prefeitura de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, foi detido pela Polícia Militar ao ser flagrado transportando drogas em um dos veículos oficiais do município.
A bola volta a rolar pelo Campeonato Brasileiro neste sábado, 12 de julho de 2025, com um jogo de alto impacto às 16h30 (horário de Brasília): Flamengo x São Paulo no Maracanã, válida pela 13ª rodada da Série A .
Desde a sua criação em 2020, o Pix revolucionou a forma de fazer transações financeiras no Brasil, tornando-se um dos meios de pagamento mais usados pela população.
Os consumidores de Cachoeiro de Itapemirim contam agora com um canal de comunicação ainda mais direto e eficiente com o Procon Municipal.

Compartilhar postagem

Preta Gil: Uma vida de coragem, amor e resistência marcada pela arte e pela luta até o fim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x