9 – novembro – 2025
9 novembro, 2025

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Fabiano Facini

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, nesta quarta-feira (06), a primeira das três organizações da sociedade civil habilitadas para a implantação, estruturação e manutenção do projeto Cozinha Solidária. Em parceria com o Governo do Estado, a Associação Alef Bet, localizada no Centro de Vitória, irá produzir 120 refeições ao dia, cinco vezes na semana, totalizando 2.400 refeições/mês para o público em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua. Ao todo, três entidades – duas em Vitória e uma em Viana – vão fornecer 360 refeições diárias para o público-alvo. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades),terá prazo de execução de 21 meses, totalizando a distribuição de 50.400refeições. A iniciativa visa o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Espírito Santo.

“Estamos lançando hoje o projeto Cozinha Solidária, por meio da Setades, no qual entidades vão receber o apoio do Governo do Estado para fornecer 120 refeições por dia para pessoas em vulnerabilidade social. A Associação Alef Bet, por exemplo, já fez esse trabalho, mas estamos contribuindo para que eles atendam a mais pessoas. É fundamental que o Estado apoie essas instituições que ajudam àqueles que mais precisam”, afirmou o governador, acompanhado pela primeira-dama Maria Virginia Casagrande.

O investimento na ação é de R$ 1,4 milhão por entidade em recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). Os recursos financeiros são destinados ao custeio e investimento para a aquisição de materiais de consumo e permanente voltados para a produção e fornecimento de refeições. Assim, o Governo apoia a oferta gratuita de alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.

“Garantir o direito humano e constitucional à alimentação adequada e saudável é o que motiva esse projeto. Além disso, acredito que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas. É com esse horizonte de dignidade, atendendo as solicitações e orientações do governador, que assumimos o compromisso de trabalhar por esse objetivo”, declarou a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O Espírito Santo tem motivos de sobra para se orgulhar de suas representantes na ginástica rítmica. As atletas capixabas Geovanna Santos e Sofia Madeira, acompanhadas da treinadora Gizela Batista, foram recebidas nesta quarta-feira (3) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, no Palácio Anchieta, em Vitória. O encontro foi uma forma de homenagear o desempenho histórico no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado em agosto, no Rio de Janeiro.
O Brasil alcançou 94 milhões de inscritos no CadÚnico, quase metade da população. Mais de 57% dependem do Bolsa Família, e os custos com programas sociais já somam R$ 500 bilhões por ano, levantando preocupação com a sustentabilidade fiscal.
Um ataque a tiros seguido de incêndio em uma igreja mórmon em Grand Blanc (Michigan, EUA) deixou quatro mortos e oito feridos neste domingo (28/9). O suspeito, identificado como Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, lançou seu carro contra o templo, iniciou o fogo e abriu fogo contra os fiéis antes de ser morto pela polícia. O presidente Donald Trump chamou o ataque de “horrendo” e disse que parece ter sido direcionado contra cristãos. O FBI mobilizou mais de 100 agentes para investigar o caso.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim segue demonstrando compromisso com as demandas da população, investindo em melhorias que impactam diretamente a vida dos moradores. Nesta semana, a equipe de manutenção urbana iniciou um importante trabalho na região de Monte Líbano, preparando um extenso trecho de via que, em breve, receberá a aplicação de revsol — uma reivindicação antiga e aguardada pela comunidade.
O senador capixaba Marcos do Val (Podemos‑ES) embarcou para os Estados Unidos sem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF),

Compartilhar postagem

“Projeto Cozinha Solidária vai distribuir mais de 50 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade no ES”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x