14 – novembro – 2025
14 novembro, 2025

Projeto “Esperançar” promove vivências afro-indígenas para crianças ribeirinhas em Marataízes

Fabiano Facini

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto "Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas". A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto “Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas”. A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas.

Realizado nos anexos da Escola Municipal do Pontal, às margens do Rio Itapemirim, o projeto oferecerá uma programação diversificada, incluindo seminários, oficinas, cinema, rodas de conversa, feira literária, contação de histórias e brincadeiras tradicionais. A proposta busca celebrar a ancestralidade afro-indígena e reforçar os direitos das crianças, promovendo o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento.

A programação contará com atividades como o seminário “Todos Pela Infância: O Direito de Ser Criança”, oficinas de desenho e brinquedos recicláveis, exibição do curta “Yzis em Pindorama” e o festival “Aprender Brincando”. Além disso, será realizada a leitura pública da Nota Coletiva pela Infância Ribeirinha, elaborada durante o evento.

O projeto é uma realização da Casa Roxa Cultural, com produção da artista potyguara Thamilles Rodrigues, e conta com recursos do edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba (FUNCULTURA e SECULT-ES) e da Lei Paulo Gustavo. Segundo Guilherme Nascimento, gestor da Casa Roxa, “Nosso compromisso é criar experiências que valorizem o território, a memória e as infâncias. Projetos como esse são também construção de cidadania, autoestima e pertencimento para nossas crianças”

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