22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Projeto socioambiental da Diocese capacita mulheres privadas de liberdade em viveiro de mudas em Cachoeiro

Fabiano Facini

A Pastoral da Ecologia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim iniciou, nesta quarta-feira (2), uma nova e promissora fase do projeto “Viveiro São Francisco”, que une cuidado ambiental e inclusão social.

A Pastoral da Ecologia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim iniciou, nesta quarta-feira (2), uma nova e promissora fase do projeto “Viveiro São Francisco”, que une cuidado ambiental e inclusão social. A etapa atual foca na capacitação de mulheres em situação de privação de liberdade, que passarão a atuar diretamente na manutenção e no cultivo das mudas produzidas no viveiro.

A formação, realizada nas instalações do próprio viveiro, está sendo conduzida pela professora Drª Cristiane Coelho de Moura, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Engenharia Florestal e doutora em Ciência Florestal. O conteúdo das aulas é abrangente e técnico, abordando desde o manejo básico das plantas até temas como controle de pragas, irrigação eficiente, estrutura ideal para viveiros, influência do clima e uso adequado de materiais como sementeiras e tubetes.

A iniciativa é fruto de uma sólida parceria entre a Diocese de Cachoeiro, o Sicoob Credirochas e a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), que garante não apenas a formação técnica, mas também remuneração às internas, custeada com o apoio do Sicoob. Além disso, as mulheres têm direito à remição de pena, com a redução de um dia na sentença a cada três dias de trabalho, conforme a legislação brasileira prevê.

O advogado Thiago Canholato, presidente do Conselho da Comunidade para Execução Penal, ressalta a profundidade social do projeto:

“Essa ação vai muito além da capacitação técnica. Ela oferece às internas a chance de reconstruir a autoestima, desenvolver habilidades e vislumbrar uma nova perspectiva de vida. O trabalho digno, o reconhecimento financeiro e a contribuição para uma causa ambiental relevante formam um conjunto poderoso de transformação.”

Além de gerar impactos diretos na ressocialização das mulheres envolvidas, o Viveiro São Francisco tem como missão contribuir para a preservação do meio ambiente, promovendo o cuidado com a “Casa Comum”, em consonância com os ensinamentos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que convoca todos os cristãos à responsabilidade ecológica.

Localizado no Sítio São José, na comunidade de Monte Líbano, em Cachoeiro de Itapemirim, o viveiro conta com apoio técnico de agrônomos, biólogos e da UFES. A equipe inicial é composta por um profissional especializado e três auxiliares, que já iniciaram a produção das mudas no dia 3 de junho. Essas mudas, voltadas para o reflorestamento urbano e educação ambiental, serão disponibilizadas à população por meio de vendas simbólicas.

Segundo o Pe. Evaldo Praça Ferreira, Vigário Episcopal para Ação Social, a comercialização com valores acessíveis visa garantir a sustentabilidade do projeto sem excluir a população de baixa renda.

“Os custos com insumos e estrutura são inevitáveis, mas queremos que todos tenham acesso às mudas. O valor simbólico permitirá isso e manterá o projeto de pé”, explicou.

A iniciativa se apresenta como um exemplo concreto de como ações integradas entre sociedade civil, instituições religiosas, setor público e iniciativa privada podem gerar impactos positivos duradouros, promovendo sustentabilidade ambiental e dignidade humana de forma conjunta.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A PF prendeu o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, na nova fase da Operação Sem Desconto. Ele é acusado de desviar R$ 53,5 milhões em fraudes no INSS e repassar R$ 9,3 milhões a servidores.
A segurança pública de Marataízes recebeu um importante reforço nesta quarta-feira (16 de julho), com a entrega de duas novas viaturas e rádios comunicadores para a Guarda Civil Municipal (GCM).
Em uma ação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 20 kg de pasta base de cocaína em Cachoeiro de Itapemirim. 
Nesta sexta-feira, 20 de junho, o Flamengo entra em campo contra o Chelsea, em confronto decisivo pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025. O duelo está marcado para às 15h (horário de Brasília) e será disputado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia .
O Banco de Alimentos de Cachoeiro de Itapemirim, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), está passando por um importante processo de reestruturação.
Após enfrentar índices elevados de rejeição, o ex- prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, decidiu recuar sua pré-candidatura a deputado federal e, em vez disso, mirar uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em 2026.

Compartilhar postagem

Projeto socioambiental da Diocese capacita mulheres privadas de liberdade em viveiro de mudas em Cachoeiro

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x