9 – novembro – 2025
9 novembro, 2025

Ricardo Ferraço assume o comando do programa “Estado Presente”

Fabiano Facini

O vice‑governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), foi oficialmente nomeado para liderar o programa estadual Estado Presente,

O vice‑governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), foi oficialmente nomeado para liderar o programa estadual Estado Presente, movimento que reforça a presença do governo em áreas prioritárias como segurança pública.

A declaração ocorreu  em reunião no palácio da Fonte Grande, onde fica o gabinete da vice-governadoria , no qual Ferraço destacou sua disponibilidade para assumir a iniciativa de interiorizar ações do governo e intensificar relação com prefeituras, lideranças regionais e a sociedade civil .

Tradicionalmente vinculado ao papel de vice‑governador e à liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedese), Ferraço tem reforçado sua visibilidade em eventos oficiais, sempre ao lado do governador Renato Casagrande (PSB). Em janeiro, entregou a pasta da Sedese ao ex-prefeito Sergio Vidigal para ampliar sua atuação em outras frentes, abrindo espaço para assumir questões estratégicas de forma mais abrangente .

O que é o “Estado Presente”?

Originalmente criado em 2011 por Casagrande — mas descontinuado no mandato seguinte —, o programa tem por objetivo integrar políticas públicas em áreas carentes ou vulneráveis, reunindo ações de segurança, educação, saúde, assistência social e infraestrutura. A reativação sob a liderança de Ferraço busca otimizar recursos e melhorar a coordenação entre pastas estadual e municipal.

Na prática, a iniciativa deve envolver a criação de fóruns regionais, reuniões com prefeitos e secretários municipais, diagnóstico de demandas práticas e implantação de soluções combinadas para cada território, em projetos que visam o  reforço à segurança pública.

Próxima fase da atuação

Ao assumir o programa, Ferraço coordenará equipes estaduais que mapearão necessidades locais, priorizarão soluções integradas e reforçarão a cooperação com municípios. A proposta é ganhar escala e tornar o programa uma ferramenta permanente de gestão, focada em resultados concretos para a população.

Conclusão

Com essa nova missão, Ricardo Ferraço troca sua posição de secundário — ainda que relevante — por um papel central no governo estadual. Dirigindo o Estado Presente, ele se posiciona como um articulador regional, fortalecendo seu legado político e administrativo. Além de coordenar políticas públicas em várias frentes, Ferraço acentua seu protagonismo, sinalizando que pretende manter o crescimento da base de apoio para possíveis voos maiores — o que o coloca como nome de destaque para a sucessão estadual, sem contudo descartar alianças em 2026.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Um usuário do LinkedIn chamado Ömer Öztok ganhou atenção recentemente ao se candidatar para o cargo de CEO da OpenAI, compartilhando uma proposta bem-humorada e radical. Ele sugeriu ideias irreverentes, como substituir a equipe executiva por agentes do ChatGPT e “comprar o Google”. Embora a carta tenha sido rejeitada, a situação gerou grande repercussão.
Uma licitação milionária da Prefeitura de Anchieta para a destinação final de resíduos sólidos não perigosos está sob investigação após uma série de denúncias que levantaram suspeitas graves.
A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a abertura das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o segundo semestre letivo de 2025.
O Flamengo iniciou sua campanha no Mundial de Clubes 2025 com uma vitória sólida por 2 a 0 sobre o Esperance de Tunis, no Lincoln Financial Field, em Filadélfia.
O município de Marataízes se prepara para viver um dos momentos mais aguardados do calendário cívico e cultural: o Desfile Cívico Escolar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que acontece neste domingo, 7 de setembro. A cerimônia de abertura está marcada para as 8h, nas proximidades da Praça da Barra, e promete reunir um grande público em torno do patriotismo e da valorização da história nacional.
No último domingo, 29 de junho, o Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes ao ser eliminado pelo Bayern de Munique, com placar de 4 a 2. Apesar do revés, o técnico Filipe Luís fez questão de destacar o desempenho da equipe rubro-negra e demonstrar orgulho pelo comprometimento demonstrado pelos jogadores

Compartilhar postagem

Ricardo Ferraço assume o comando do programa “Estado Presente”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x