22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

STF: Zanin julgará Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

Redação

Cristiano Zanin será relator no julgamento de Sergio Moro no STF, acusado de caluniar Gilmar Mendes em comentário durante uma festa junina.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, entre os dias 3 e 10 de outubro, em plenário virtual, o processo contra o senador Sergio Moro (União-PR) por suposta prática de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, decano da Corte.

O caso envolve uma fala de Moro em tom de ironia durante uma festa junina, em abril de 2023, quando ele disse que seria possível “comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), a declaração configura crime de calúnia, pois o senador teria imputado falsamente ao ministro o crime de corrupção passiva.

Quem julgará o caso

A denúncia será analisada pela Primeira Turma, composta pelos ministros:

  • Cristiano Zanin

  • Alexandre de Moraes

  • Flávio Dino

  • Cármen Lúcia (relatora do caso)

  • Luiz Fux

O destaque fica por conta do ministro Cristiano Zanin, que já foi advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e travou intensos embates com Moro na época da Operação Lava Jato, quando o ex-juiz atuava na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Foi Zanin quem protocolou, em 2021, o habeas corpus que resultou na anulação das condenações de Lula, com base no reconhecimento da incompetência e da suspeição de Moro.

O episódio da festa junina

Em vídeo que viralizou em 2023, Moro aparece em clima festivo, quando uma mulher comenta que ele estaria “subornando o velho”. O senador responde:

“Não, isso é fiança. Instituto para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.”

Para a relatora Cármen Lúcia, que votou pelo recebimento da denúncia em junho de 2024, a justificativa de que se tratava de uma “brincadeira” não elimina a gravidade da ofensa.

“A alegação de se tratar de uma brincadeira não autoriza a ofensa à honra, muito menos pode servir de justificativa para crime de calúnia”, afirmou a ministra.

Defesa de Moro

Durante a análise da denúncia, o advogado Luiz Felipe Cunha, que representa Moro, disse que o senador já havia se retratado publicamente.

“Foi uma expressão infeliz, reconhecida por mim e por ele. Em um ambiente jocoso, de festa junina, em data incerta, meu cliente fez uma brincadeira sobre eventual compra de liberdade, caso fosse preso naquela circunstância”, explicou o advogado.

O que está em jogo

Se condenado, Moro pode sofrer sanções penais e ver sua imagem política ainda mais pressionada, especialmente por conta do histórico de rivalidade com ministros da Corte. O julgamento, portanto, reacende as tensões que marcaram a Lava Jato e deve atrair grande repercussão no meio jurídico e político.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de Castelo, realizou na manhã desta terça-feira (12) uma operação de combate ao tráfico de drogas no município. A ação, desencadeada no bairro Niterói, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra duas mulheres investigadas, de 40 e 27 anos, resultando na apreensão de uma expressiva quantidade de entorpecentes.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou nesta segunda-feira (4) a posse de Rogério da Silva Athayde como novo secretário municipal de Administração.
Na manhã deste sábado, 31 de maio de 2025, Oscar Piastri, da McLaren, liderou o terceiro e último treino livre para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, realizado no Circuito de Barcelona-Catalunha. O australiano registrou o tempo de 1m12s387, superando seu companheiro de equipe, Lando Norris, por meio segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou os três primeiros colocados da sessão.
Na tarde desta terça, o Fluminense enfrenta o Chelsea em uma semifinal eletrizante do Mundial de Clubes, com muito mais em jogo do que apenas a vaga na grande final:
A tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi na Avenida Getúlio Vargas, em Colatina, foi alvo de um ato de vandalismo que gerou indignação na comunidade.
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo e a Guarda Municipal de Marataízes resultou na prisão de um homem acusado de furtar uma açaiteria na madrugada da última sexta-feira (18), no balneário de Jacarandá,

Compartilhar postagem

STF: Zanin julgará Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x