9 – novembro – 2025
9 novembro, 2025

TDAH pode aumentar riscos no trânsito e exige atenção especial de motoristas

Redação

Estudos indicam que motoristas com TDAH têm o dobro de chance de se envolver em acidentes devido a comportamentos impulsivos e falta de foco. Especialistas alertam para cuidados extras no trânsito e reforçam a importância do tratamento e da conscientização.

Prevalência do transtorno preocupa especialistas em segurança viária

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), caracterizado por impulsividade, dificuldade de foco e inquietação, pode representar um risco extra no trânsito.

Embora o diagnóstico seja mais comum na infância, os efeitos do transtorno persistem na fase adulta, influenciando diretamente o comportamento de motoristas.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que condutores com TDAH têm o dobro de chances de se envolver em acidentes, segundo pesquisas internacionais.


TDAH no Brasil: índices em diferentes faixas etárias

De acordo com estimativas da Abramet:

  • 7,6% das crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos têm TDAH;

  • Entre adultos de 18 a 44 anos, o índice é de 5,2%;

  • Em pessoas com mais de 44 anos, a prevalência sobe para 6,1%.

Os números foram discutidos durante o 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador.


Comportamentos de risco no volante

A médica especialista Joan Faber destacou que motoristas com TDAH tendem a:

  • superestimar suas próprias habilidades,

  • buscar adrenalina,

  • assumir riscos desnecessários nas vias.

Ela ressalta que fatores como trajetos longos e monótonos podem piorar o desempenho desses condutores, principalmente quando não estão em tratamento.

Por outro lado, motoristas com TDAH costumam se sair melhor em percurso urbano intenso e em carros com câmbio manual, situações que exigem maior atenção e resposta rápida.


Como reduzir os riscos

Para minimizar acidentes, especialistas recomendam:

  • tratamento adequado do transtorno,

  • evitar distrações como celular, rádio, comida ou bebida ao volante,

  • preferir trajetos curtos e dinâmicos.

Segundo Joan, a experiência ao dirigir e o conhecimento sobre o TDAH também são aliados importantes na redução de riscos.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Acciona assinou contrato de R$ 540 milhões com a CESAN para executar obras e operação de saneamento urbano em oito municípios do Espírito Santo, em um projeto com duração de 23 anos e modelo de parceria público-privada.
O rapper Oruam, preso desde julho, conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma liminar que substitui sua prisão preventiva por medidas cautelares. O artista responde por sete acusações após confronto com policiais em sua casa no Rio.
A tradicional Festa de Cachoeiro de Itapemirim chega ao fim neste domingo, 29 de junho, com uma programação especial para todas as idades e um encerramento marcante ao som da música sertaneja. Realizada no Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto,
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selimp), realizou uma ação de manutenção e conservação no cemitério do bairro Aeroporto, atendendo a uma demanda antiga da comunidade. A intervenção consistiu em uma limpeza completa de toda a área, garantindo mais segurança, conforto e tranquilidade para os visitantes que vão ao local prestar homenagens a seus entes queridos.
Na noite desta segunda-feira (9) o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), deu um passo estratégico rumo ao cenário político de 2026 ao consolidar apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço
Vila Velha viveu um momento histórico nesta quinta-feira (04), com a inauguração do primeiro Totem de Segurança da cidade, instalado na movimentada Avenida Jerônimo Monteiro, em frente a um supermercado no bairro Glória. A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e do prefeito Arnaldinho Borgo, reforçando a união entre Estado e município na luta por mais segurança.

Compartilhar postagem

TDAH pode aumentar riscos no trânsito e exige atenção especial de motoristas

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x