15 – novembro – 2025
15 novembro, 2025

Venda Nova do Imigrante se torna a primeira cidade inteligente do Espírito Santo com projeto pioneiro do ES Inteligente

Fabiano Facini

Nesta quarta-feira (16), Venda Nova do Imigrante deu um passo histórico ao se tornar oficialmente a primeira cidade do Espírito Santo a aderir ao programa ES Inteligente, iniciativa coordenada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC).

Nesta quarta-feira (16), Venda Nova do Imigrante deu um passo histórico ao se tornar oficialmente a primeira cidade do Espírito Santo a aderir ao programa ES Inteligente, iniciativa coordenada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O marco foi consolidado com a assinatura do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para implantação do projeto de Cidade Inteligente, em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

Com um investimento de R$ 10,8 milhões, a empresa Brilha Venda Nova do Imigrante será responsável pela execução do projeto pelos próximos 25 anos, incluindo a instalação de 2.850 luminárias de LED, 18 pontos de Wi-Fi gratuito e 61 câmeras de videomonitoramento. Outro destaque é a implantação de uma usina solar de 750 kWp, que abastecerá 86 unidades públicas, reduzindo cerca de 2.680 toneladas de CO₂ por ano.

O governador Renato Casagrande destacou que o projeto irá além da infraestrutura, fortalecendo a eficiência da gestão pública e oferecendo mais segurança e conectividade à população.

“A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público. Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa. Tenho certeza que os gestores municipais, vendo essas cidades funcionando também vão buscar aderir ao programa”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O vice-governador Ricardo Ferraço elogiou o pioneirismo de Venda Nova, comparando o projeto ao sucesso do agroturismo na cidade, e reforçou que outras cidades também estão próximas de aderirem ao programa.

“Venda Nova do Imigrante foi inteligente quando decidiu investir no agroturismo. Uma escolha que transformou a economia local e abriu caminhos para o desenvolvimento. Agora, mais uma vez, mostra inteligência e pioneirismo em confirmar essa parceria com o Governo do Estado. Um trabalho que busca otimizar a gestão pública, modernizar a infraestrutura, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a todos. E virão mais por aí”, adiantou.

O projeto traz ainda uma economia estimada em R$ 42 milhões aos cofres públicos e a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos, fomentando o desenvolvimento econômico da região. O prefeito Dalton Perim celebrou a conquista como um avanço rumo a uma cidade mais moderna, segura e conectada, ressaltando o compromisso da gestão com a inovação.

“A assinatura deste contrato representa um marco histórico para Venda Nova do Imigrante e isso nos enche de orgulho. Com essa iniciativa, damos um passo importante rumo a uma cidade mais moderna, segura e conectada, com soluções reais para o dia a dia da população. Agradecemos ao Bandes, ao Governo do Estado e a todos os parceiros que acreditaram nesse projeto e contribuíram para que ele se tornasse realidade”, disse o prefeito Dalton Perim.

Segundo Fernando de Souza Urzeda, sócio-diretor da empresa vencedora da PPP, a iniciativa vai além da modernização da iluminação pública, representando um avanço em sustentabilidade, tecnologia e redução de custos.

Foto: Hélio Filho/Secom

A expectativa é de que as primeiras ações do projeto comecem ainda no segundo semestre de 2025, após um longo e criterioso processo de licitação que contou com a análise do Tribunal de Contas.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nesta segunda-feira (16) a entrega de 45 veículos a municípios capixabas. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Casa do Turismo Capixaba, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande,
Em amistoso internacional realizado na noite desta sexta-feira, 30 de maio de 2025, na Neo Química Arena, em São Paulo, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol venceu o Japão por 3 a 1. A partida serviu como preparação para a Copa América Feminina, que acontecerá em julho no Equador.
Um ônibus do Sistema Transcol foi incendiado em Nova Carapina II, na Serra, e a Ceturb-ES suspendeu temporariamente a circulação de linhas em três bairros da cidade. O serviço será retomado assim que houver segurança.
O resgate no mar do RJ trouxe alívio para familiares e amigos do criador do Macakids, Maikel Araujo, e do piloto Ronald Menezes. A dupla foi localizada após dois dias desaparecida no litoral.
A partir das recentes movimentações no secretariado do governo Casagrande, cinco nomes despontam como peças-chave para as eleições de 2026 — seja para a sucessão no Palácio Anchieta ou uma vaga no Senado. Aqui estão os principais destaques:
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Selimp), reforçou, nesta quarta-feira (3), seu compromisso com a manutenção da cidade ao promover uma série de ações em diferentes bairros. As atividades incluíram a utilização de boca de máquina, retirada de entulhos e limpeza completa de vias públicas, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar para os moradores.

Compartilhar postagem

Venda Nova do Imigrante se torna a primeira cidade inteligente do Espírito Santo com projeto pioneiro do ES Inteligente

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x