7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Lei Seca: Beber e Dirigir É Crime

Fabiano Facini

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou uma nova campanha publicitária nesta segunda-feira, 23 de junho de 2025, com o objetivo de conscientizar os capixabas sobre os perigos e consequências legais de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, reforçando a mensagem de que beber e dirigir é crime

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou uma nova campanha publicitária nesta segunda-feira, 23 de junho de 2025, com o objetivo de conscientizar os capixabas sobre os perigos e consequências legais de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, reforçando a mensagem de que beber e dirigir é crime .

A campanha marca o 17º aniversário da Lei Seca e traz um filme ambientado em uma delegacia, mostrando o registro fotográfico dos condutores presos por diferentes crimes, incluindo dirigir sob efeito de álcool. A comparação busca mostrar que essa infração é tão grave quanto tráfico de drogas, roubo ou latrocínio. Ao destacar que esse comportamento não pode ser relativizado, o filme visa sensibilizar o público sobre os riscos — não apenas legais, mas também para a vida — de mesclar bebida e direção .

Nas rádios, o storytelling acompanha um personagem aparentemente inofensivo, um “cara do bem”, que se torna criminoso ao optar por beber e dirigir. A voz em off reforça: essa atitude pode transformar qualquer um em um assassino. O locutor conclui com um chamado: seja responsável — evitar dirigir após beber é evitar um crime .

A campanha também será divulgada amplamente nas redes sociais e ganha reforço por meio de ações educativas em bares e blitzes focadas, realizadas por agentes do programa “Força pela Vida” em toda a Grande Vitória.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca a relevância do momento: “no mês em que a Lei Seca completa 17 anos… ainda vemos condutores que se recusam ao teste do etilômetro porque sabem que beberam. Esse comportamento irresponsável termina em sinistros graves e tira muitas vidas no trânsito. Beber e dirigir é crime e não pode ser relativizado” .

Ele ainda ressaltou que o Governo do Estado, por meio de operações integradas com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais, tem intensificado a fiscalização, visando reduzir acidentes e salvar vidas. Só em 2025, até maio, o Detran-ES realizou 82 operações de fiscalização, sendo 34 especificamente com foco na Lei Seca – número que já iguala todo o ano anterior .

De janeiro a maio deste ano, 5.459 condutores se recusaram a se submeter ao teste do etilômetro (bafômetro) ao serem abordados em blitze em todo o Estado e 496 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.  

Conforme estabelecido no CTB, tanto dirigir sob efeito de álcool (Art.165) quanto a recusa ao teste do etilômetro (165-A) são infrações gravíssimas com multa no valor de R$ 2.934,70 , suspensão do direito de dirigir por 12 meses e encaminhamento para respostas criminais. A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) ..  

Com uma abordagem mais enérgica e direta, a campanha visa desnudar os riscos reais. A mensagem principal é clara: não importa quem você seja — se bebe e dirige, comete um crime que pode causar tragédias. É um apelo para que os condutores não relativizem, abandonem atitudes imprudentes e optem por escolhas que salvam vidas.

Assista à campanha

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Cristiano Zanin será relator no julgamento de Sergio Moro no STF, acusado de caluniar Gilmar Mendes em comentário durante uma festa junina.
A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou nesta quinta-feira (28) a etapa final do processo seletivo para a escolha dos novos diretores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. A última fase, composta por entrevistas, teve início na segunda-feira (25) e foi conduzida de forma criteriosa, reforçando o compromisso da gestão municipal com um processo transparente e democrático.
O narrador Galvão Bueno elogiou a goleada do Brasil por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, mas desafiou a Seleção Brasileira a repetir o desempenho diante de equipes europeias.
O Governo do Espírito Santo vai realizar o maior investimento da história do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FUNPAES). Nesta sexta-feira (15), o governador Renato Casagrande anunciou a destinação de R$ 485 milhões para melhorias na infraestrutura escolar, ampliação de vagas e modernização das redes municipais de ensino. O recurso vai contemplar todos os 75 municípios capixabas, beneficiando diretamente milhares de estudantes.
O governo Lula propôs o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para a obtenção da CNH. O setor alerta para risco de fechamento de 15 mil empresas e até 170 mil demissões. Entenda o que muda e o impacto econômico e social da medida.
Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto “Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas”. A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas

Compartilhar postagem

Lei Seca: Beber e Dirigir É Crime

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x