24 – outubro – 2025
24 outubro, 2025

Assembleia transforma descarte em oportunidade: prefeituras interioranas do ES ganham móveis e TI usados

Fabiano Facini

Em uma iniciativa inédita, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo entregou, na manhã de 1º de julho de 2025, móveis e equipamentos de TI usados, porém em bom estado, a sete prefeituras do interior.

Em uma iniciativa inédita, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo entregou, na manhã de 1º de julho de 2025, móveis e equipamentos de TI usados, porém em bom estado, a sete prefeituras do interior. A ação faz parte do processo de renovação da mobília da Casa, que está passando por modernização, e busca dar nova utilidade a itens ainda funcionais.

As gestões municipais de Alegre, Iúna, Anchieta, Domingos Martins, Mimoso do Sul, Boa Esperança e Conceição do Castelo foram as beneficiadas. Cada uma recebeu parte dos itens — que incluem mesas de trabalho, gaveteiros, cadeiras, armários, sofás, microcomputadores e monitores — possibilitando reforço imediato à estrutura administrativa, escolar ou de saúde dos respectivos municípios .

Durante a cerimônia, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União), destacou a importância social da doação: “Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa fazemos essa doação para os municípios, especialmente para aqueles que necessitam desses equipamentos de escritório. Com a aquisição de novos equipamentos, esses estão sendo doados às prefeituras” . O gesto busca aproveitar recursos públicos que, de outra forma, seriam inutilizados, além de contribuir para o fortalecimento dos serviços básicos à população.

Os prefeitos presentes agradeceram a doação com entusiasmo. Léo Português, de Anchieta, afirmou que os materiais serão muito úteis para o município, reforçando a capacidade de atendimento à população. Já Romário Batista Vieira, de Iúna, enalteceu a generosidade do gesto: “Esses materiais serão de grande importância não só para Iúna, mas para todos os municípios beneficiados” .

Ao todo, foram entregues 12 mesas de trabalho, 11 gaveteiros, 24 cadeiras, 10 armários, 2 sofás, 30 microcomputadores, 8 monitores, 1 mesa de reunião e 1 armário de aço. Esses itens poderão ser direcionados para escolas, unidades de saúde ou demais repartições públicas, conforme a prioridade de cada administração municipal.

A ação marca um modelo sustentável de gestão dos recursos públicos, evitando o descarte precoce de patrimônio estadual e beneficiando diretamente municípios com menos recursos. Além disso, representa um avanço nas práticas de economia circular dentro da administração pública.

Com essa iniciativa, a Assembleia reforça seu compromisso com as cidades do interior capixaba, promovendo apoio prático e imediato às gestões locais. Ao transformar um processo de renovação interna em um gesto de solidariedade institucional, a Casa Legislativa reforça seu papel de agente de desenvolvimento regional e cooperação entre poderes públicos.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A cidade de Marataízes amanheceu em luto diante da perda de Gabriel dos Santos Rangel, adolescente que protagonizou um ato de bravura ao salvar a vida da própria irmã em um afogamento ocorrido na última segunda-feira (14).
Cachoeiro de Itapemirim caminha para se tornar um novo polo de desenvolvimento econômico com a consolidação da Cidade Industrial de Pacotuba.
A Prefeitura de Cachoeiro anunciou mudanças no trânsito da região central e do bairro Gilberto Machado. As alterações entram em vigor no dia 5 de outubro e incluem restrição de acesso e transformação de rua em mão única.
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nesta segunda-feira (16) a entrega de 45 veículos a municípios capixabas. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Casa do Turismo Capixaba, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande,
O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram a Operação Pyatã nesta quinta-feira (25) e prenderam cinco pessoas — entre elas três indígenas — acusadas de praticar agiotagem e extorsão em comunidades Tupiniquim e Guarani, em Aracruz, no Espírito Santo. O grupo explorava financeiramente indígenas por meio das indenizações pagas pela Fundação Renova aos atingidos pelo desastre de Mariana, em 2015. A Justiça também bloqueou mais de R$ 10 milhões em bens dos envolvidos.
O município de Marataízes se prepara para viver um dos momentos mais aguardados do calendário cívico e cultural: o Desfile Cívico Escolar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que acontece neste domingo, 7 de setembro. A cerimônia de abertura está marcada para as 8h, nas proximidades da Praça da Barra, e promete reunir um grande público em torno do patriotismo e da valorização da história nacional.

Compartilhar postagem

Assembleia transforma descarte em oportunidade: prefeituras interioranas do ES ganham móveis e TI usados

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x