6 – dezembro – 2025
6 dezembro, 2025

Ministério Público leva primeira edição do projeto “MP nas Comunidades” a Cachoeiro de Itapemirim

Fabiano Facini

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, no último sábado (23), em Cachoeiro de Itapemirim, a primeira edição do projeto “MP nas Comunidades”. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo aproximar a instituição da sociedade e ampliar o acesso da população à defesa de seus direitos fundamentais, oferecendo atendimento direto e serviços essenciais.

A ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor Deusdedit Baptista, localizada no bairro Coramara, das 8h às 12h. Durante toda a manhã, promotores de Justiça estiveram à disposição da comunidade para ouvir demandas, oferecer orientação jurídica e encaminhar soluções rápidas para problemas apresentados. Embora a programação tenha sido voltada, principalmente, aos moradores dos bairros Coramara, Gilson Carone, Luiz Tinoco da Fonseca e Waldir Furtado de Amorim, o atendimento foi aberto a todos os cidadãos interessados.

Além do suporte jurídico, a população pôde usufruir de uma série de serviços gratuitos em parceria com diferentes instituições. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes para aplicação de vacinas, enquanto o Procon Municipal prestou orientações sobre direitos do consumidor. O evento também destacou projetos institucionais do MPES, como o “Meu Pai tem Nome”, que facilita o reconhecimento de paternidade, a regularização do registro civil e a realização de acordos relacionados à guarda, convivência e pensão alimentícia sem necessidade de processo judicial.

Pensando no bem-estar das famílias, a organização reservou um espaço de convivência e recreação para as crianças, permitindo que os pais fossem atendidos com tranquilidade.

A secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, ressaltou o caráter inovador e transformador da iniciativa. “Esse evento tem o objetivo de aproximar o Ministério Público das comunidades, ouvir as demandas e já buscar soluções e encaminhamentos. Promotores, servidores da Prefeitura e voluntários trabalharam juntos para oferecer respostas rápidas à população. Essa é apenas a primeira edição e acreditamos que outras virão, fortalecendo esse vínculo e garantindo mais direitos aos cidadãos”, destacou.

Com esta primeira edição bem-sucedida, o “MP nas Comunidades” se apresenta como uma ferramenta de integração entre poder público e sociedade, reforçando a importância da presença ativa das instituições nas localidades e garantindo maior acesso a direitos e serviços básicos.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Cachoeiro de Itapemirim alcançou um marco importante no cenário da inovação e do empreendedorismo no Espírito Santo. Ao todo, 38 projetos do município foram selecionados no Programa Gênesis Central-Sul, uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Núcleo Incubador do Ifes Cachoeiro.
A tradicional Festa de Cachoeiro de Itapemirim chega ao fim neste domingo, 29 de junho, com uma programação especial para todas as idades e um encerramento marcante ao som da música sertaneja. Realizada no Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto,
O vice‑governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), foi oficialmente nomeado para liderar o programa estadual Estado Presente,
O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais renda e qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo. O investimento vai permitir que as organizações façam melhorias na infraestrutura, comprem novos equipamentos e aumentem sua capacidade de produção.
A tão esperada pavimentação da estrada que liga a vila de Cachoeira Alta à rampa de voo livre em Alfredo Chaves finalmente saiu do papel. Recentemente iniciadas, as obras já avançam em ritmo acelerado e prometem transformar a experiência de moradores e turistas. O trecho — que mede 3,7 quilômetros — será todo revestido em PVS, material ideal para vias rurais, conferindo maior durabilidade, segurança e conforto a quem trafega pela região.

Compartilhar postagem

Ministério Público leva primeira edição do projeto “MP nas Comunidades” a Cachoeiro de Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x