22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

MPF acusa Jovem Pan de ser “indigna de concessão” e pede cassação de outorgas

Redação

MPF pediu ao Congresso Nacional a cassação das concessões da Jovem Pan, acusando a emissora de não respeitar os princípios constitucionais exigidos para exploração de serviço público. Segundo o movimento, a rádio teria se transformado em um “aparelho de desinformação e ataques à democracia”.

A Jovem Pan, tradicional emissora fundada em 25 de setembro de 1942, está novamente no centro de uma polêmica nacional. O Movimento Brasileiro de Fato (MPF) entrou com um pedido oficial para que o Congresso Nacional casse as concessões da emissora, alegando descumprimento de regras constitucionais que condicionam o direito de exploração de serviços de radiodifusão.

De acordo com o movimento, a Jovem Pan teria atuado de forma contrária ao interesse público, utilizando suas plataformas como “instrumento de desinformação, disseminação de notícias falsas e ataques diretos ao Estado Democrático de Direito”.

O documento protocolado sustenta que a empresa não estaria cumprindo sua função social de prestar informação de qualidade e plural ao cidadão, requisito fundamental para manter uma concessão pública.

Além disso, o MPF classificou a emissora como “indigna de concessão”, afirmando que há provas de que sua atuação feriu os limites constitucionais e comprometeu a credibilidade do jornalismo brasileiro.

O movimento pede que a Câmara e o Senado Federal analisem o caso e tomem providências para a imediata suspensão e posterior cassação das outorgas concedidas à Jovem Pan.

Essa não é a primeira vez que a emissora enfrenta questionamentos. Nos últimos anos, a linha editorial do grupo passou a ser alvo de debates intensos, principalmente durante períodos de crise política no país.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a Ordenação Diaconal de três novos diáconos permanentes, que será realizada no dia 23 de agosto de 2025, às 16h, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda Nova do Imigrante.
Nesta sexta-feira, 11 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Linhares, no Norte do Espírito Santo, para anunciar o início dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda (PTR) às famílias impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em 2015
A Festa de Cachoeiro 2025, que acontece de 25 a 29 de junho no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, reserva uma tarde especial para a criançada neste domingo, dia 29, com uma apresentação lúdica da Turma da Tina às 16h30 . Voltada para o público infantil, essa atração promete encantar crianças e famílias com personagens vibrantes, músicas interativas e muita energia positiva.
Após visita a Jair Bolsonaro, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) declarou preocupação com a saúde do ex-presidente e falou em risco de morte iminente.
Entre os dias 29 e 31 de agosto, o município de Guarapari recebeu a 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada no SESC, reunindo representantes de todos os 78 municípios do Espírito Santo. O evento, marcado por debates, apresentações e votações, teve como principal objetivo fortalecer a participação social e alinhar estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável.
No Dia Mundial da Visão, celebrado em 9 de outubro, Vitória celebra um marco histórico na saúde pública: a capital capixaba zerou a fila de espera por consultas oftalmológicas infantis e ampliou a oferta de exames, com mais de 195 mil procedimentos por ano.

Compartilhar postagem

MPF acusa Jovem Pan de ser “indigna de concessão” e pede cassação de outorgas

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x