24 – outubro – 2025
24 outubro, 2025

Dino abre inquérito contra Bolsonaro com base em parecer da CPI da Covid

Redação

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e outros 20 aliados, com base no relatório da CPI da Covid (2021). Segundo Dino, há indícios de crimes contra a administração pública em contratos, fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de recursos.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quarta-feira (17) a abertura de um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus três filhos e mais 20 aliados. A decisão tem como base o relatório da CPI da Covid-19, aprovado em 2021.

De acordo com Dino, o documento da CPI apresentou provas suficientes para justificar uma investigação policial. O ministro destacou indícios de crimes contra a administração pública, incluindo fraudes em licitações, superfaturamento, contratos com empresas de fachada e desvio de recursos públicos.

A Polícia Federal terá agora 60 dias para aprofundar as apurações, prazo que pode ser prorrogado. A decisão acontece apenas dois dias após a Câmara aprovar a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a prisão e o andamento de processos criminais contra deputados e senadores.

No total, 24 pessoas serão investigadas, entre elas políticos, ex-ministros, empresários e influenciadores. Entre os nomes citados estão Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, além de Carla Zambelli, Ricardo Barros, Onyx Lorenzoni, Luciano Hang, Carlos Wizard, Ernesto Araújo e Allan dos Santos.

A CPI da Covid havia apontado, em 2021, omissões graves do governo federal, como o atraso na compra de vacinas, a condução não técnica da pandemia e possíveis crimes contra a humanidade em episódios como o colapso de oxigênio em Manaus. Apesar de a PGR ter arquivado parte das denúncias, a PF solicitou acesso às provas e concluiu pela necessidade de dar continuidade às investigações — agora acolhidas por Dino.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A partir do dia 1º de setembro de 2025, entra em vigor uma nova norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que altera significativamente as regras para cortes nos serviços de telefonia, internet e televisão por assinatura em casos de inadimplência.
A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasht), publicou nesta terça-feira, 17 de junho, o Edital 2025 do Casamento Civil Comunitário, iniciativa que busca garantir a
O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta sexta-feira (01), a inauguração do sistema de macrodrenagem e da primeira etapa de reabilitação do pavimento da Avenida José Félix Cheim (Linha Vermelha), em Cachoeiro de Itapemirim.
O governador Renato Casagrande inaugurou obras e anunciou novos investimentos em Marataízes, reforçando o compromisso do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento da infraestrutura urbana e melhoria da qualidade de vida no município.
O ministro da Defesa, José Múcio, fez um alerta grave sobre a situação das Forças Armadas Brasil: falta de combustível, peças e munição. Segundo ele, o País tem apenas 30 dias de munição, expondo vulnerabilidade estratégica e necessidade de mais investimentos.

Compartilhar postagem

Dino abre inquérito contra Bolsonaro com base em parecer da CPI da Covid

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x