22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Lei Seca: Beber e Dirigir É Crime

Fabiano Facini

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou uma nova campanha publicitária nesta segunda-feira, 23 de junho de 2025, com o objetivo de conscientizar os capixabas sobre os perigos e consequências legais de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, reforçando a mensagem de que beber e dirigir é crime

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou uma nova campanha publicitária nesta segunda-feira, 23 de junho de 2025, com o objetivo de conscientizar os capixabas sobre os perigos e consequências legais de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, reforçando a mensagem de que beber e dirigir é crime .

A campanha marca o 17º aniversário da Lei Seca e traz um filme ambientado em uma delegacia, mostrando o registro fotográfico dos condutores presos por diferentes crimes, incluindo dirigir sob efeito de álcool. A comparação busca mostrar que essa infração é tão grave quanto tráfico de drogas, roubo ou latrocínio. Ao destacar que esse comportamento não pode ser relativizado, o filme visa sensibilizar o público sobre os riscos — não apenas legais, mas também para a vida — de mesclar bebida e direção .

Nas rádios, o storytelling acompanha um personagem aparentemente inofensivo, um “cara do bem”, que se torna criminoso ao optar por beber e dirigir. A voz em off reforça: essa atitude pode transformar qualquer um em um assassino. O locutor conclui com um chamado: seja responsável — evitar dirigir após beber é evitar um crime .

A campanha também será divulgada amplamente nas redes sociais e ganha reforço por meio de ações educativas em bares e blitzes focadas, realizadas por agentes do programa “Força pela Vida” em toda a Grande Vitória.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca a relevância do momento: “no mês em que a Lei Seca completa 17 anos… ainda vemos condutores que se recusam ao teste do etilômetro porque sabem que beberam. Esse comportamento irresponsável termina em sinistros graves e tira muitas vidas no trânsito. Beber e dirigir é crime e não pode ser relativizado” .

Ele ainda ressaltou que o Governo do Estado, por meio de operações integradas com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais, tem intensificado a fiscalização, visando reduzir acidentes e salvar vidas. Só em 2025, até maio, o Detran-ES realizou 82 operações de fiscalização, sendo 34 especificamente com foco na Lei Seca – número que já iguala todo o ano anterior .

De janeiro a maio deste ano, 5.459 condutores se recusaram a se submeter ao teste do etilômetro (bafômetro) ao serem abordados em blitze em todo o Estado e 496 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.  

Conforme estabelecido no CTB, tanto dirigir sob efeito de álcool (Art.165) quanto a recusa ao teste do etilômetro (165-A) são infrações gravíssimas com multa no valor de R$ 2.934,70 , suspensão do direito de dirigir por 12 meses e encaminhamento para respostas criminais. A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) ..  

Com uma abordagem mais enérgica e direta, a campanha visa desnudar os riscos reais. A mensagem principal é clara: não importa quem você seja — se bebe e dirige, comete um crime que pode causar tragédias. É um apelo para que os condutores não relativizem, abandonem atitudes imprudentes e optem por escolhas que salvam vidas.

Assista à campanha

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Na manhã de sexta‑feira, 4 de julho de 2025, a Polícia Civil de Presidente Kennedy deflagrou uma operação estratégica com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a posse ilegal de armas na região.
No próximo dia 23 de julho, Cachoeiro de Itapemirim dará um passo importante na luta por direitos e igualdade de gênero.
O Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que ganhou da opinião pública a denominação do PL da Devastação, tem merecido uma saraivada de críticas pelos retrocessos que introduz neste importante instrumento da Política Ambiental Brasileira.
Prepare o look, aqueça o gogó e já separa o colírio, porque o Espírito Santo vai tremer com tanta programação boa de sexta (11) a domingo (13). Se ficar em casa, depois não diga que ninguém avisou!
O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão, pode ter a pena reduzida para 16 anos caso seja aprovado o Projeto de Lei da Dosimetria. O texto, relatado por Paulinho da Força, propõe mudanças nas penas para crimes de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, confirmou nesta segunda-feira (11) a pavimentação da estrada de acesso à Rota do Itabira, atendendo a uma antiga demanda de moradores, produtores rurais e empreendedores ligados ao turismo da região. O anúncio foi feito durante reunião com a diretoria da Associação de Produtores, Proprietários e de Turismo do Itabira (AMORI).

Compartilhar postagem

Lei Seca: Beber e Dirigir É Crime

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x