22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Projeto “Esperançar” promove vivências afro-indígenas para crianças ribeirinhas em Marataízes

Fabiano Facini

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto "Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas". A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto “Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas”. A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas.

Realizado nos anexos da Escola Municipal do Pontal, às margens do Rio Itapemirim, o projeto oferecerá uma programação diversificada, incluindo seminários, oficinas, cinema, rodas de conversa, feira literária, contação de histórias e brincadeiras tradicionais. A proposta busca celebrar a ancestralidade afro-indígena e reforçar os direitos das crianças, promovendo o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento.

A programação contará com atividades como o seminário “Todos Pela Infância: O Direito de Ser Criança”, oficinas de desenho e brinquedos recicláveis, exibição do curta “Yzis em Pindorama” e o festival “Aprender Brincando”. Além disso, será realizada a leitura pública da Nota Coletiva pela Infância Ribeirinha, elaborada durante o evento.

O projeto é uma realização da Casa Roxa Cultural, com produção da artista potyguara Thamilles Rodrigues, e conta com recursos do edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba (FUNCULTURA e SECULT-ES) e da Lei Paulo Gustavo. Segundo Guilherme Nascimento, gestor da Casa Roxa, “Nosso compromisso é criar experiências que valorizem o território, a memória e as infâncias. Projetos como esse são também construção de cidadania, autoestima e pertencimento para nossas crianças”

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está dando continuidade à campanha de vacinação nas unidades escolares do município ao longo do mês de junho. A iniciativa, iniciada em maio, tem como objetivo atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção da saúde no ambiente escolar.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou um novo e significativo avanço na área da assistência social: a construção do Centro-Dia, equipamento público voltado ao acolhimento e atendimento de pessoas idosas e pessoas com deficiência que apresentem algum grau de dependência. O espaço será instalado na Rua Ruth Almeida Vieira, no bairro IBC, e terá capacidade inicial para atender até 20 usuários por turno.
A comunidade de Itapemirim se prepara para viver um momento especial na próxima segunda-feira, 08 de setembro, às 16h30, com a reinauguração da Ponte da Vila. A cerimônia será conduzida pelo prefeito Geninho Alves, que fará oficialmente a entrega da obra à população. O evento também contará com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, autoridades estaduais, municipais e representantes da comunidade local.
Em um domingo marcado por fé, emoção e memória, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou com grande devoção a tradicional Festa de São Pedro. O evento, que ocorreu no dia 29 de junho no campo do Grêmio Santo Agostinho, reuniu fiéis de diversos bairros e paróquias da região, consolidando-se como uma das maiores expressões religiosas da cidade.
Em amistoso internacional realizado na noite desta sexta-feira, 30 de maio de 2025, na Neo Química Arena, em São Paulo, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol venceu o Japão por 3 a 1. A partida serviu como preparação para a Copa América Feminina, que acontecerá em julho no Equador.
Em um duelo eletrizante disputado no MetLife Stadium, em East Rutherford, New Jersey, o Fluminense venceu o Ulsan Hyundai por 4 a 2 neste sábado, 21 de junho de 2025, pela segunda rodada do Grupo F do Mundial de Clubes da FIFA.

Compartilhar postagem

Projeto “Esperançar” promove vivências afro-indígenas para crianças ribeirinhas em Marataízes

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x