7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

Projeto “Esperançar” promove vivências afro-indígenas para crianças ribeirinhas em Marataízes

Fabiano Facini

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto "Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas". A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas

Nos dias 2 e 3 de junho de 2025, a comunidade ribeirinha do Pontal, em Marataízes, será palco do projeto “Esperançar: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas”. A iniciativa, promovida pela Casa Roxa Cultural com apoio da Prefeitura de Marataízes, visa fortalecer a identidade e a memória das crianças negras, indígenas e ribeirinhas da região por meio de atividades culturais e educativas.

Realizado nos anexos da Escola Municipal do Pontal, às margens do Rio Itapemirim, o projeto oferecerá uma programação diversificada, incluindo seminários, oficinas, cinema, rodas de conversa, feira literária, contação de histórias e brincadeiras tradicionais. A proposta busca celebrar a ancestralidade afro-indígena e reforçar os direitos das crianças, promovendo o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento.

A programação contará com atividades como o seminário “Todos Pela Infância: O Direito de Ser Criança”, oficinas de desenho e brinquedos recicláveis, exibição do curta “Yzis em Pindorama” e o festival “Aprender Brincando”. Além disso, será realizada a leitura pública da Nota Coletiva pela Infância Ribeirinha, elaborada durante o evento.

O projeto é uma realização da Casa Roxa Cultural, com produção da artista potyguara Thamilles Rodrigues, e conta com recursos do edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba (FUNCULTURA e SECULT-ES) e da Lei Paulo Gustavo. Segundo Guilherme Nascimento, gestor da Casa Roxa, “Nosso compromisso é criar experiências que valorizem o território, a memória e as infâncias. Projetos como esse são também construção de cidadania, autoestima e pertencimento para nossas crianças”

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Na tarde deste domingo, 1º de junho, o Santos enfrentou o Botafogo na Vila Belmiro pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de dominar boa parte do jogo, o Peixe acabou derrotado por 1 a 0 após a expulsão de Neymar no segundo tempo.
No próximo domingo, 29 de junho, Cachoeiro de Itapemirim será palco de um dos eventos mais aguardados do calendário religioso do Espírito Santo: a Festa de São Pedro 2025, promovida pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com a Prefeitura Municipal.
No GP da Espanha de Fórmula 1, realizado neste domingo (1º), Oscar Piastri conquistou sua quinta vitória da temporada, liderando uma dobradinha da McLaren. Lando Norris completou o pódio em segundo lugar, enquanto Max Verstappen, após quatro pit stops e uma punição de 10 segundos, foi ultrapassado por Charles Leclerc e terminou fora do pódio. O brasileiro Gabriel Bortoleto alcançou seu melhor resultado na F1 até o momento, finalizando em 12º lugar.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta semana uma iniciativa para classificar as padarias do município, visando estimular a melhoria contínua na higiene e na qualidade dos alimentos ofertados à população.
As falésias de Marataízes, um dos cartões-postais mais emblemáticos do litoral capixaba, voltaram a ser motivo de preocupação após o desmoronamento de parte de sua estrutura. O incidente ocorreu na Praia dos Cações, onde está localizado o trecho considerado mais vulnerável, com cerca de 335 metros de extensão e 15 metros de altura.
O governador Renato Casagrande inaugurou obras e anunciou novos investimentos em Marataízes, reforçando o compromisso do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento da infraestrutura urbana e melhoria da qualidade de vida no município.

Compartilhar postagem

Projeto “Esperançar” promove vivências afro-indígenas para crianças ribeirinhas em Marataízes

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x