“Estamos lançando hoje o projeto Cozinha Solidária, por meio da Setades, no qual entidades vão receber o apoio do Governo do Estado para fornecer 120 refeições por dia para pessoas em vulnerabilidade social. A Associação Alef Bet, por exemplo, já fez esse trabalho, mas estamos contribuindo para que eles atendam a mais pessoas. É fundamental que o Estado apoie essas instituições que ajudam àqueles que mais precisam”, afirmou o governador, acompanhado pela primeira-dama Maria Virginia Casagrande.
O investimento na ação é de R$ 1,4 milhão por entidade em recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). Os recursos financeiros são destinados ao custeio e investimento para a aquisição de materiais de consumo e permanente voltados para a produção e fornecimento de refeições. Assim, o Governo apoia a oferta gratuita de alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.
“Garantir o direito humano e constitucional à alimentação adequada e saudável é o que motiva esse projeto. Além disso, acredito que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas. É com esse horizonte de dignidade, atendendo as solicitações e orientações do governador, que assumimos o compromisso de trabalhar por esse objetivo”, declarou a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.