6 – dezembro – 2025
6 dezembro, 2025

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Fabiano Facini

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) abriu um processo administrativo contra a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. A medida foi tomada após a realização de um aterro no Rio Itapemirim, na região da Ilha da Luz, sem a devida autorização da autarquia. A investigação poderá resultar em auto de infração contra a empresa.

Segundo a Agersa, o projeto referente à intervenção chegou ao órgão na sexta-feira (29/08). Na mesma data, foi emitido um ofício comunicando que a obra não estava autorizada, já que ainda estava em análise a documentação enviada e a verificação da existência das licenças ambientais necessárias. Mesmo assim, a obra foi realizada de forma acelerada durante o fim de semana, sendo descoberta pelo público apenas na segunda-feira (1º).

A BRK Ambiental argumentou que o aterro tinha como finalidade melhorar o sistema de captação de água e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) instalada pela empresa. Contudo, a Agersa questiona a real urgência da intervenção, lembrando que, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem registrados no município, o sistema de captação funcionou normalmente, sem necessidade de modificações emergenciais.

A autarquia reforçou ainda que a competência para conceder autorização de intervenções em rios é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Por isso, o caso também foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que já notificou a BRK Ambiental para que apresente todas as licenças ambientais necessárias à execução da obra.

Com a abertura do processo administrativo, a Agersa pretende garantir que os procedimentos legais e ambientais sejam respeitados, assegurando transparência e proteção aos recursos naturais de Cachoeiro de Itapemirim. A expectativa é de que os próximos dias tragam novos desdobramentos quanto às responsabilidades da concessionária e às medidas que poderão ser adotadas para reparar possíveis irregularidades.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Empreendedores capixabas ligados ao artesanato, agroindústria, agricultura familiar, economia solidária e pequenos negócios já podem se inscrever para expor e vender seus produtos na Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro de Itapemirim 2025 e na XIX Semana do Comércio e do Empreendedor (Fenaci).
EUA ameaçam medidas contra estrangeiros que elogiem o assassinato de Charlie Kirk. O vice-secretário Christopher Landau disse que quem glorificar a violência “não é bem-vindo” e ordenou monitoramento consular.
Nesta quarta-feira (3), Marataízes protagonizou mais uma movimentação política significativa com a exoneração do vereador Cleverson Maia da Secretaria Municipal de Saúde. A decisão, anunciada pela administração municipal, foi tomada em “comum acordo” e oficializada em comunicado divulgado pela Prefeitura
Um grande golpe contra o tráfico interestadual foi desarticulado na manhã desta segunda-feira (14) em Cachoeiro de Itapemirim,
A Prefeitura de Marataízes realizou, nesta sexta-feira (11), uma importante ação intersetorial que beneficiou a comunidade do bairro Pontal com uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, cidadania e lazer
Começou nesta quarta-feira (6) o Emprega Cachoeiro 2025, iniciativa que tem como foco impulsionar a geração de empregos e ampliar as oportunidades de inserção profissional no município.

Compartilhar postagem

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x