24 – outubro – 2025
24 outubro, 2025

Iema vai avaliar causas do desmoronamento de falésias em Marataízes

Redação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai realizar uma avaliação técnica sobre os desmoronamentos registrados nas falésias da Praia dos Cações, em Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo. A Defesa Civil interditou parte da área por tempo indeterminado.

Iema vai avaliar causas do desmoronamento de falésias em Marataízes

Na segunda-feira (22), moradores de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, registraram o desabamento de um trecho das falésias da Praia dos Cações, um dos pontos turísticos mais conhecidos do município.

Diante da ocorrência, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que vai enviar uma equipe técnica para avaliar as causas e a situação atual da área afetada. A data da vistoria ainda não foi divulgada.

 Causas naturais do desmoronamento

Segundo o Iema, o desmoronamento das falésias acontece de forma natural, provocado por processos erosivos que atuam constantemente nessas formações, como:

  • impacto contínuo das ondas;

  • exposição à chuva;

  • incidência direta do sol no topo das falésias.

Esses fatores combinados aceleram a erosão e podem provocar quedas repentinas, como a que foi registrada esta semana.

 Área interditada pela Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal de Marataízes interditou um trecho da Praia dos Cações por tempo indeterminado, como medida de segurança, para evitar que moradores e turistas se aproximem da região instável.

O órgão reforça a orientação para que a população não ultrapasse as áreas sinalizadas, já que novos desmoronamentos podem ocorrer a qualquer momento.

5 1 voto
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para receber mais uma iniciativa voltada à promoção da saúde, integração e lazer. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) lança, neste domingo (17), a primeira edição do projeto “Agita”. O evento acontece a partir das 7h, no ginásio do distrito de Conduru, e promete reunir moradores de todas as idades em uma manhã repleta de atividades.
O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, nesta quarta-feira (06), a primeira das três organizações da sociedade civil habilitadas para a implantação, estruturação e manutenção do projeto Cozinha Solidária. Em parceria com o Governo do Estado, a Associação Alef Bet, localizada no Centro de Vitória, irá produzir 120 refeições ao dia, cinco vezes na semana, totalizando 2.400 refeições/mês para o público em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua. Ao todo, três entidades – duas em Vitória e uma em Viana – vão fornecer 360 refeições diárias para o público-alvo. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades),terá prazo de execução de 21 meses, totalizando a distribuição de 50.400refeições. A iniciativa visa o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Espírito Santo.
No último domingo, 29 de junho, o Flamengo encerrou sua participação no Mundial de Clubes ao ser eliminado pelo Bayern de Munique, com placar de 4 a 2. Apesar do revés, o técnico Filipe Luís fez questão de destacar o desempenho da equipe rubro-negra e demonstrar orgulho pelo comprometimento demonstrado pelos jogadores
A região passa por melhorias significativas, como nova iluminação, paisagismo, calçamento, estacionamento público e planejamento para ambulantes.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu início ao pagamento dos valores retroativos referentes às progressões de carreira dos servidores municipais.
O Festival Capixaba de Frutos do Mar 2025 acontece de 10 a 19 de outubro, em Iriri, Anchieta/ES, e chega à sua 27ª edição. O evento reúne gastronomia, música e cultura em dez dias de programação, com aulas-show de chefs renomados, pratos típicos capixabas, apresentações musicais de diversos estilos e competições esportivas. O prato símbolo será a tradicional Paella Marinera, celebrando a riqueza dos frutos do mar do Espírito Santo.

Compartilhar postagem

Iema vai avaliar causas do desmoronamento de falésias em Marataízes

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x