22 – outubro – 2025
22 outubro, 2025

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Fabiano Facini

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) abriu um processo administrativo contra a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. A medida foi tomada após a realização de um aterro no Rio Itapemirim, na região da Ilha da Luz, sem a devida autorização da autarquia. A investigação poderá resultar em auto de infração contra a empresa.

Segundo a Agersa, o projeto referente à intervenção chegou ao órgão na sexta-feira (29/08). Na mesma data, foi emitido um ofício comunicando que a obra não estava autorizada, já que ainda estava em análise a documentação enviada e a verificação da existência das licenças ambientais necessárias. Mesmo assim, a obra foi realizada de forma acelerada durante o fim de semana, sendo descoberta pelo público apenas na segunda-feira (1º).

A BRK Ambiental argumentou que o aterro tinha como finalidade melhorar o sistema de captação de água e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) instalada pela empresa. Contudo, a Agersa questiona a real urgência da intervenção, lembrando que, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem registrados no município, o sistema de captação funcionou normalmente, sem necessidade de modificações emergenciais.

A autarquia reforçou ainda que a competência para conceder autorização de intervenções em rios é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH). Por isso, o caso também foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que já notificou a BRK Ambiental para que apresente todas as licenças ambientais necessárias à execução da obra.

Com a abertura do processo administrativo, a Agersa pretende garantir que os procedimentos legais e ambientais sejam respeitados, assegurando transparência e proteção aos recursos naturais de Cachoeiro de Itapemirim. A expectativa é de que os próximos dias tragam novos desdobramentos quanto às responsabilidades da concessionária e às medidas que poderão ser adotadas para reparar possíveis irregularidades.

0 0 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Cristiano Zanin será relator no julgamento de Sergio Moro no STF, acusado de caluniar Gilmar Mendes em comentário durante uma festa junina.
Na sessão ordinária desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, de forma unânime, o Projeto de Resolução nº 11/2025, de autoria do vereador Marcelinho Fávero (União Brasil). A proposta cria uma Comissão Especial para investigar a comercialização de combustíveis no município, um tema que afeta diretamente o orçamento e a rotina de milhares de consumidores.
O Estrela do Norte Futebol Clube, tradicional equipe de Cachoeiro de Itapemirim, emitiu um alerta à comunidade sobre golpes financeiros praticados por indivíduos que se passam por representantes do clube. Os golpistas têm abordado atletas e seus familiares com falsas promessas de contratos, exigindo pagamentos antecipados para supostos processos de contratação.
Em sentença recente, um ex-servidor público e o ex-presidente da Câmara Municipal de Rio Novo do Sul foram condenados por envolvimento em fraudes administrativas relacionadas à gestão pública local. A decisão foi publicada com base em apuração de irregularidades que comprometeram a lisura dos processos administrativos e o uso correto de recursos públicos.
MPF pediu ao Congresso Nacional a cassação das concessões da Jovem Pan, acusando a emissora de não respeitar os princípios constitucionais exigidos para exploração de serviço público. Segundo o movimento, a rádio teria se transformado em um “aparelho de desinformação e ataques à democracia”.
A 40ª edição da Feira da Bondade de Cachoeiro de Itapemirim promete ser histórica. O evento, que já é considerado um dos maiores encontros sociais e culturais do Espírito Santo, contará com uma atração musical de peso: a Banda Djavú. O show está confirmado para o dia 11 de outubro (sábado), no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, e promete embalar o público com sucessos que marcaram época no tecnobrega e que continuam a animar multidões em todo o país.

Compartilhar postagem

Agersa investiga aterro irregular da BRK Ambiental no Rio Itapemirim

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x