Ao longo dos quatro dias, visitantes poderão se deliciar com a autêntica moqueca capixaba — feita da forma tradicional em panela de barro —, além de versões criativas inspiradas no prato, como pastel, pizza, cachorro-quente, sushi e até poke havaiano de moqueca. A praça gastronômica contará com 70 expositores oferecendo essas variedades e outras delícias como acarajé, cocada, pipoca e sorvete .
O ponto alto do evento ocorre no sábado, dia 06 de setembro, com o preparo da maior moqueca em panela de barro do mundo. Sob a coordenação da chef Kênia Mota, moradora de Castelhanos, e com participação do chef Juarez Campos, serão usados mais de 600 kg de ingredientes, incluindo 300 kg de peixe, 200 kg de tomate, 100 kg de cebola, 500 maços de coentro, 50 litros de azeite de oliva, 30 litros de óleo de urucum, 1 kg de alho e 500 limões. A moqueca será servida em panelinhas de barro colecionáveis — vendidas antecipadamente por cerca de R$ 50 cada uma .
A programação é rica e diversa: aulas-show com chefs renomados, seminários temáticos sobre turismo sustentável e preservação da restinga, caminhadas à beira-mar, feira de artesanato, ações de educação ambiental, adoção de animais e o animado “Moquecão Cultural”, com manifestações populares e lançamento do podcast “Ícones Capixabas” .
Nesta edição, o festival apresenta uma experiência interativa inédita: o Passaporte Turístico de Anchieta. Através de QR Codes distribuídos por 13 pontos turísticos, como Iriri, Ubu, Ruínas Salinas, Santuário de São José de Anchieta, Orla de Mãe-Bá e Mirante dos Castelhanos, o visitante poderá colecionar carimbos, receber brindes e aproveitar descontos nas atrações locais .
Segundo o secretário estadual do Turismo, Victor Coelho, o festival abre portas não só para degustar a moqueca, mas também para explorar as belezas naturais de Anchieta. Já a chef Kênia Mota destaca o impacto positivo do evento no turismo, na hotelaria e na valorização da gastronomia local .
Com entrada franca, o 9º Festival da Moqueca Capixaba convida todos a vivenciarem a mistura de sabores, cultura e paisagens que transformam o litoral capixaba em um destino turístico único.