7 – dezembro – 2025
7 dezembro, 2025

“Arlindo Cruz: o eterno coração do samba que agora ecoa no silêncio”

Fabiano Facini

Nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, o Brasil perdeu uma das vozes mais emblemáticas do samba. Arlindo Cruz, compositor, cantor e multi-instrumentista, faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, cercado pelo carinho da família, conforme confirmado por sua esposa, Babi Cruz

Nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, o Brasil perdeu uma das vozes mais emblemáticas do samba. Arlindo Cruz, compositor, cantor e multi-instrumentista, faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, cercado pelo carinho da família, conforme confirmado por sua esposa, Babi Cruz .

Desde que sofreu um grave AVC em 2017, Arlindo deu uma luta admirável contra as sequelas, vivendo seus últimos anos com serenidade, porém sempre em tratamento e sob cuidados constantes . Sua partida encerra um capítulo de resiliência e devoção à arte que ele abraçou desde a infância, quando ganhou seu primeiro cavaquinho aos sete anos .

Natural de Piedade, Zona Norte do Rio, Arlindo foi discípulo de grandes mestres, como Candeia, e integrou as lendárias rodas do Cacique de Ramos, ao lado de nomes como Beth Carvalho e Jorge Aragão . Assumiu lugar de destaque no grupo Fundo de Quintal, onde permaneceu por 12 anos e ajudou a revolucionar o samba com composições eternas como “O Show Tem Que Continuar” e “Só Pra Contrariar”.

Sua carreira solo foi repleta de conquistas e reconhecimento. Álbum como “MTV ao Vivo: Arlindo Cruz” (2009) foram verdadeiros marcos, além de prêmios como o Prêmio da Música Brasileira. Arlindo deixa um legado de mais de 700 músicas gravadas, além de uma trajetória que inspirará gerações futuras do samba.

 

A cultura brasileira chora sua perda, mas celebra um legado que jamais será esquecido. Durante a favela e o morro, nas rodas e palcos, a marca de Arlindo Cruz manterá seu ritmo pulsando na história do samba.

Como forma de celebrar a vida e a obra de Arlindo Cruz, o Intencidade presta sua homenagem a esse gênio do samba, cuja arte atravessou gerações e tocou o coração de milhões. Sua música nos ensinou sobre amor, resistência, alegria e esperança. E, mesmo após sua partida, seu legado permanece vivo em cada verso, cada batucada e cada roda de samba.

Porque, como o próprio Arlindo eternizou, “o show tem que continuar”.
Abaixo, relembramos um de seus maiores sucessos, para que sua voz e sua poesia sigam ecoando.

5 2 votos
Avaliações
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Compartilhe esta matéria pelo:

Veja também

Após visita a Jair Bolsonaro, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) declarou preocupação com a saúde do ex-presidente e falou em risco de morte iminente.
Um ataque a tiros seguido de incêndio em uma igreja mórmon em Grand Blanc (Michigan, EUA) deixou quatro mortos e oito feridos neste domingo (28/9). O suspeito, identificado como Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, lançou seu carro contra o templo, iniciou o fogo e abriu fogo contra os fiéis antes de ser morto pela polícia. O presidente Donald Trump chamou o ataque de “horrendo” e disse que parece ter sido direcionado contra cristãos. O FBI mobilizou mais de 100 agentes para investigar o caso.
Em comemoração à Semana de Proteção e Defesa Civil, a equipe da Defesa Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo uma série de palestras educativas em escolas da cidade. A iniciativa busca orientar alunos e professores sobre como agir em situações de emergência, prevenindo riscos e incentivando uma cultura de segurança entre a população.
Em mais uma reorganização no secretariado de Marataízes, o prefeito Toninho Bitencourt anunciou uma importante mudança: Gutemberg dos Santos Souza é o novo secretário municipal de Administração. Ele assume a função em substituição ao pastor João Batista, que agora passa a comandar a Secretaria de Ação Social, Habitação e Trabalho (SEMASHT).
Um morador de Pedregal, no Panamá, afirma ter encontrado um meteorito misterioso que estaria liberando vida alienígena. Vídeos publicados no TikTok mostram a rocha se transformando em uma substância viscosa e escura, o que despertou comparações com o personagem “Venom” e levantou teorias sobre origem extraterrestre. Especialistas, porém, indicam que pode se tratar do fungo Clathrus archeri, conhecido como “Dedos do Diabo”. Enquanto alguns acreditam em farsa, outros seguem intrigados com o caso que virou sensação nas redes sociais.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou, nesta sexta-feira (5), uma coletiva no Palácio Bernardino Monteiro para apresentar os desdobramentos da decisão judicial que suspendeu o 14º Termo Aditivo do contrato de concessão da BRK Ambiental. O aditivo, firmado na gestão anterior, autorizava um reajuste de 4% nas tarifas de água e esgoto, além da antecipação de R$ 15 milhões em outorga.

Compartilhar postagem

“Arlindo Cruz: o eterno coração do samba que agora ecoa no silêncio”

Compartilhar

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x